Este post é uma homenagem a uma amiga querida "Karina Capozzi" que apesar de não ser uma cristã que freqüente assiduamente a igreja, possui uma visão de Deus bastante intimista, e que me ensinou a ouvir Deus através dos sinais.
Que sinais? Os sinais de Deus!
Mas cristãos acreditam em sinais? Acho que poucos, pois acreditamos que a única forma de Deus falar conosco é através da Bíblia e do pastor nos cultos, ou do irmãozinho profeta, porém, deveriam crer mais. A Bíblia está cheia deles!
Que sinais? Os sinais de Deus!
Mas cristãos acreditam em sinais? Acho que poucos, pois acreditamos que a única forma de Deus falar conosco é através da Bíblia e do pastor nos cultos, ou do irmãozinho profeta, porém, deveriam crer mais. A Bíblia está cheia deles!
Deus disse que a vinda do Messias seria reconhecida por sinais: a virgem conceber, a voz do que clama no deserto, a visita dos magos, etc. Jesus em seu ministério disse que nenhum sinal seria dado àquela geração a não ser o sinal do profeta Jonas [sua morte e ressurreição] e também disse que o principio do fim, será precedido por vários sinais [catástrofes naturais e provocadas pelo homem] e que devemos nos atentar a eles.
Ainda não te convenci?
Estava indo ao trabalho na última quinta-feira e após pegar o metro da linha vermelha em SP super-lotado, ao fazer a transferência para a linha azul, parecia outro lugar, estava tranqüilo e consegui me sentar [algo quase impossível pela manhã]. Notei que próximo a mim havia uma garotinha loira de aproximadamente 2 anos, estava em pé no vagão e se afastava de sua mãe brincando. Quando o trem começou a andar, sua mãe logo tentou segurar a mão da criança, que abanando os braços não permitiu ser presa, e se equilibrava para manter-se em pé. A mãe a chamava e dizia: Você vai cair! Mas a criança apenas olhava e passeava pelo metro, com um domínio de si que só as crianças conseguem ter - são movidas a desafios. Parei reparando an cena e por umas 3 estações, essa menina ousada não permitiu que sua mãe a segurasse, demonstrando toda uma habilidade de equilíbrio, força de caráter e determinação, mesmo com os apelos da mãe que continuaram. Em determinado ponto entre as estações, o trem deu uma freada, não parou, e a criança se desequilibrou, não caiu, mas sentiu que havia perigo, e calmamente se dirigiu aos braços da mãe e ali ficou. Minha estação chegou e desci, porém a cena ou o sinal, me acenderam o coração e Deus falou comigo (...) pensei naquela cena praticamente o dia inteiro e meu coração se alegrou.
A forma de Deus agir conosco foi exatamente a maneira que aquela mãe agiu com sua filha, Ele quer nos mostrar uma melhor maneira de viver "um novo e vivo caminho", onde teremos a segurança de seus braços. Porém o que acho mais fantástico em Deus. é que ele não nos limita, apesar de nos avisar dos constantes ríscos que estar distante dele nos apresenta. Ele não nos agarra com força e diz: Fique aqui próximo a mim! Mas utiliza todas as coisas para mostrar seu amor por nós e que seus pensamentos e caminhos são melhores.
A mãe poderia ter pego a criança a força, mas também preferiu aguardar que ela reconhecesse que era melhor permanecer por perto, pois se impedisse a criança desse desafio, poderia matar o espírito de ousadia da filha, a força para enfrentar o desconhecido e seus próprios limites, criando uma menina frustrada, tímida e quem sabe, uma pessoa sem perspectiva de crescimento.
Deus nos permite definir até onde queremos ir, quais desafios enfrentar, e como lidar com cada um deles e não interfere, pois ele não criou robôs, mas seres humanos dotados de habilidades mentais, físicas e emocionais, porém, nos alerta através dos sinais sejam eles quais forem, qual o melhor caminho à seguir - lembra o desafio de Pedro de andar sobre as águas?
Há uma referencia no livro de Samuel que diz: "Deus cogita meios para salvar os seus desterrados" - e cabe muito bem aqui.
Qual a intenção de Deus? Nos amadurecer, ele quer que alcancemos a maturidade espiritual e para isso, precisamos de desafios, de experiências e elas só acontecem fora da cerca de nossos berços. Cair, se machucar, assustar, colocar as mãos onde não deveria, são apenas meios de aprendizado e crescimento, e podemos acreditar que Deus sempre estará por perto, pronto para nos segurar e mostrar que há um lugar seguro.
Perceba os sinais, siga os sinais, e assim poderá sentir Deus cada vez mais perto, mas não se esqueça de reconhecê-lo em todos os seus caminhos.
Pense nisso!
Sinais! Deus está sempre a dar-nos sinais, mas nós procuramos sempre do lado do extraordinário. Raramente Deus está no extraordinário.
ResponderExcluirPra quem curte esse tipo de assunto, deve gostar sim desse texto.
ResponderExcluirRealmente sinais e o dia-a-dia que vivemos nos leva a sentir mais de Deus em nossas vidas em pequenos gestos como de uma Criança! Deus abençoe!
ResponderExcluirOs sinais são vistos com o coração...
ResponderExcluir