Pages

sábado, 22 de agosto de 2009

A RESPONSABILIDADE DO CRISTÃO III


Quero iniciar esse post com algumas palavras de C.S Lewis, que extrai de um vídeo, onde ele fala de oração e mudança interior. Segue:

“A vida cristã é simplesmente um processo de ter o seu caráter natural transformado em um caráter de Cristo, e este é um processo continuo. Os desejos mais privados e pontos de vista de alguém são as coisas que tem que ser mudadas. É por isso que os incrédulos reclamam que o cristianismo é uma religião muito egoísta e esta sempre pensando apenas em seu próprio umbigo, ao inves de pensar na humanidade.


O que um sargento diria a um soldado que tinha um rifle sujo e quando mandou limpá-lo, respondeu: Mas sargento não é muito egoista e morbido, estar sempre limpando o interior do seu próprio rifle, ao inves de pensar nas Nações Unidas? Não é preciso pensar muito na resposta do Sargento, mas entende-se que esse homem não será muito útil para as Nações Unidas se seu rifle não estiver pronto para atirar.


Da mesma maneira, pessoas que ainda estão agindo pelos seus antigos carateres naturais não farão um bem real e permanente para as outras pessoas. Enquanto o caráter antigo estiver lá, sua mancha estará sobre tudo o que fizermos: nós tentamos ser religiosos e nos tornamos farizeus.


A cura real é mais profunda, não está em nós, mas em Cristo, e ela não acontecerá de repente, eu devo admitir que para a maioria dos cristãos será apenas o começo até o fim de nossas vidas.” - Extraído do audio “Documentário C.S Lewis” – You Tube.

Quero enfatizar que creio que esse processo de mudança interior é espiritual e que foi consumado através da obra redentora de Cristo, mas também creio que temos parte neste processo, somos co-responsaveis pela nossa santificação e transformação.

Infelizmente o que vemos, são pessoas preocupadas com a “vida abundante” aqui na terra, onde somos apenas forasteiros, do que em ter uma vida transformada que reflita Cristo e assim impacte outras pessoas. A vida cristã se resumiu a ir a igreja e ter muita riqueza terrena. Mas lembre-se que nosso alvo é ser a imagem e semelhança de Cristo.


Vamos ao que Paulo escreveu:

“ Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena (...) agora, porém, despojai-vos, igualmente de tudo isto (...) uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem (...).” - Colossenses 3: 5-11.

Não sei para você, mas fica claro para mim, que Paulo lança a responsabilidade de santificação e mudança de conduta para os cristãos. Ele não diz: Aguarde Deus completar a obra em sua vida, se preocupe com outras coisas, pois isso somente Ele fará; mas se expressa utilizando verbos de ação, direcionando-os aos irmãos, como que querendo dizer: Cristo já consumou sua obra no seu espirito, agora está em suas mãos, aja!


Isso nos remete a uma frase de Jesus aos seus discipulos, quando estava orando no jardim do Getsêmani, pouco antes de ser preso. Imagine Jesus já ciente no espirito de tudo o que aconteceria, ciente das promessas de Deus e de sua fidelidade, mas, na sua carne, temendo e tremendo, pensando em desistir. Então ele diz: O espírito, na verdade, está pronto; mas a carne é fraca – Mateus 26:41b.

Entendo que ele queria dizer, vocês precisarão tomar uma atitude, vigiar e orar, pois a minha obra será feita, não vou desistir, mas a carne é fraca, por isso deverão tomar cuidado com ela.

Voltando a Paulo, analisemos suas palavras:

Fazei morrer:
A maneira mais facil de fazer algo morrer é não dar condições para a sua sobrevivência.
Uma árvore para se manter viva, precisa ter suas raizes firmadas num solo bem regado, onde estejam disponíveis todos os nutrientes e também necessita da luz solar para realizar a fotossíntese.


Fica claro que a maneira mais fácil de matar uma árvore é extraindo-a do solo e evitando que tenha acesso a luz solar. O que podemos entender aqui é que Paulo está dizendo, não alimente a vossa natureza terrena.


Se você tem tendências alcoolatras, não beba nada que contenha o mínimo teor alcoolico; Se você é um viciado em pornografia, evite bancas de jornais, filmes que contenham cenas de sexo, novelas, sites, músicas sensuais, etc; Se você tem compulsão por compras, ao ir a um centro comercial não leve talões de cheque, cartões ou dinheiro extra;


Tire essa árvore do solo!


A idéia é não dar lugar para que aquele apetite seja satisfeito, é fugir como fez José. Percebe-se que as roupas do rapaz ficaram nas mãos da mulher de Potifar - ainda bem que ele percebeu a tempo o que estava fazendo.


Nós, porém, temos a tendência de alimentar nossos desejos colocando-os na luz do sol, deixando-os esquentar até o ponto de não termos mais controle. Deus alertou a Caim sobre esse perigo dizendo: O seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo – Genesis 4:7b.


Leve essa árvore para um lugar escuro!

Despojai-vos:
Despojar significa privar da posse;
Nas escrituras uma pessoa era privada de seus bens – despojada – quando vencida numa batalha.


A idéia de Paulo aqui é justamente essa, na batalha da carne contra o espírito, precisamos ser vencidos pelo espírito que já está pronto e então despojar-nos de todos os bens da carne (concupiscencia da carne, dos olhos e a soberba da vida).

Paulo ainda diz que já nos despimos do velho homem, despir é ficar nú, e numa guerra, os vencidos era levados nus para a terra onde seriam escravos, isso era sinal de vergonha.
Paulo está dizendo que aceitamos a obra de Cristo e ao invés de ficarmos nús e envergonhados, nos foram dadas outras vestes, estas do novo homem, capacitando-nos para sermos a imagem de Cristo.

Voltando a C.S Lewis, o processo de santificação e mudança interior, também depende de nós, não acontecerá de repente como um passe de mágicas como nos desenhos de walt Disney. Precisamos limpar nossos rifles, deixando-o sempre pronto, e essas atitudes solicitadas por Paulo não serão isoladas, são atitudes continuas e conjuntas. Precisamos continuar crendo na obra redentora de Cristo, e continuar declarando a palavra, e continuar orando, jejuando e vigiando, e continuar fazendo morrer a velha natureza e se despojando de todos os seus bens...todos os dias até que num abrir e fechar de olhos, seremos transformados.

Limpe seu rifle diáriamente, tire a árvore do solo, tranque-a num lugar escuro, faça o que precisa ser feito por você, pois a parte de Deus já está consumada.

Pense nisso e Deus abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.