Pages

sábado, 1 de janeiro de 2011

INDIGNADO


Um novo dia, um novo ano, uma nova década. Bom é lembrar: As Misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, se renovam a cada manhã.

Mas infelizmente algumas coisas não mudam e comecei o ano INDIGNADO.

Hoje, primeiro dia de 2011, ouvindo uma rádio evangélica, já passava das 2h00 da manhã, nem faço idéia a qual igreja pertencia o programa, e depois do que ouvi, não faço questão alguma de saber.

O locutor-pastor usando a referencia da carta de Paulo aos Romanos cap. 11:16; que diz: “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.” – fez uma convocação para o primeiro culto de domingo do ano.

Não questiono a intenção do locutor-pastor de abençoar seu rebanho, questiono a utilização de uma porção bíblica totalmente fora de contexto para fazer o que considerei “coação”. Você pode considerar o termo um excesso da minha parte, mas levo em consideração o contexto sócio-cultural, intelectual e teológico da maioria dos cristãos, que infelizmente no Brasil não é dos melhores.

O tom usado na convocação foi que as pessoas deveriam escolher passar o primeiro domingo do ano com a família ou na igreja com o Senhor, e endossou dizendo: Se a raiz (o domingo) fosse santa (passado na igreja), todos os outros domingos e dias seriam abençoados. Mas se você escolher passar o domingo com a família e não com o Senhor (...) Não consegui ouvir mais nada, graças a Deus!!!

Apenas duas informações:

- A única referencia que me recordo que está na Bíblia e trata de um novo ano de maneira explicita é a do Exôdo, onde Deus instituiu para Israel um novo ano e que é marcado pela festa da Páscoa. Está festa que marcava o novo ano, deveria ser comemorada com a familia e ou vizinhos e não no templo (Exodo 12).

- Se o texto selecionado pelo locutor-pastor, realmente tratasse de ano novo ou benção especifica, Paulo estaria em contradição, pois na mesma carta aos Romanos ele diz: Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz, e o que não faz caso do dia, para o Senhor o não faz (Romanos 14).

Alguns religiosos não levam em conta que lidam com pessoas e não com máquinas, regras e mais regras humanas são impostas, manipulam as Escrituras ao seu prazer e infelizmente, muitos o fazem, para satisfazer o seu deus, que é seu próprio ventre.

O que considero pior na historia toda, além da manipulação da palavra de Deus, é a forma de exploração dos sentimentos e desejos humanos, porque infelizmente o povo angustiado, sofrido, muitos vivendo na linha da pobreza, sem conhecimento ou instrução, que almeja uma vida melhor – e que tem como objetivo de vida o sonho americano, da vida abundante, que outrora, foi vendido pela TV, e que invadiu igrejas travestido de teologia da prosperidade – tendo como única esperança de bom futuro a sua fé, são aterrorizados com a possibilidade de “perder” as benção caso não compareça a reunião, caso não dêem a oferta solicitada, caso escolham passar um dia com seus familiares, etc.

E o que vemos por ai, é a venda das promessas de Deus como se o propósito delas fosse satisfazer os desejos do homem e não a transformação do seu interior.

Esquecem que o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.


Pense nisso!

3 comentários:

  1. Muito bom precisamos voltar ao amor de Deus e esquecer essa religiosidade que é imposta pela lideraça das igrejas nesses dias atuais.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado ver este poste, porque aconteceu algo parecido comigo,
    um senhor me disse que por eu estar em casa e não na igreja eu não seria abençoada.
    (eu ri horrores.) que pensamento tosco e em contrapartida me deparo com esta coincidência e
    posto meu comentário

    As pessoas esquecem que o Reino de DEUS não pode ser imposto por ninguém,o reino de DEUS está
    dentro de nós e em todos os lugares, basta crer,simplesmente e buscar a DEUS sempre. E se
    religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino,
    porque não nos reunirmos com nossa família para nos religarmos a
    cristo,creio que continuaremos sendo abençoados, se estivermos reunidos de bom coração.

    Acredito que este locutor e algumas dezenas de pessoas ( inclusive esse senhor que me abordou
    com este cometário desnecessário) esqueceram que o tempo da santa inquisição já passou e que não
    temos mais inquisidores para denunciar e levar a julgamento quem não passou o primeiro dia
    do ano na Igreja.Pois Cristo conhece nosso coração.

    Antes falar alguma passagem da biblia é necessário compreendermos não
    só com a com a mente mas sim com o coração, porque é através deles é que DEUS fala conosco.

    Que o ano de vcs seja abençoado.

    ResponderExcluir
  3. Ola

    Gostei destas palavras!
    Somos essência, viemos da luz e voltaremos para ela
    por isso temos de ter esta consciência
    " a beleza de viver esta em ter Deus em nosso coração"

    Abraço
    Nica

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.