Pages

domingo, 20 de maio de 2012

PREFIRO O CRISTO, AO INVÉS DOS CRISTÃOS

"A igreja tem a obrigação incondicional com as vítimas de qualquer ordem da sociedade, mesmo que elas não pertençam a comunidade cristã. Como está escrito em Gálatas: Façamos o bem a todos!"

Ao ler esta frase no livro de Bonhoeffer, fiquei pensando nas coisas profundas que ela expressa, e em tão distante da realidade cristã ela está, pelo menos da grande maioria cristã. É só fazer uma analise da intolerância sofrida por diferentes grupos: índios brasileiros, negros americanos, judeus e poloneses na Segunda Guerra, os protestantes na inquisição; mais recentemente, temos os divorciados, os pais solteiros, e isto para citar apenas os mais conhecidos. Quantas barbáries sofreram em nome da religião, ou de um deus que faz justiça contra os “pecadores”.

É certo que não podemos generalizar, pois tivemos nestes tempos, vozes proféticas que se levantaram contra o espírito do Anticristo que tomava conta da igreja: Martin Lutther King, o próprio Bonhoeffer, entre outros.

Ao ler o discurso do Apostolo Paulo aos Romanos dizendo: “Honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e depois ao grego; Pois para Deus não há acepção de pessoas” [Rm 2: 10—11] e confrontando com as palavras a seguir de um tele evangelista ao falar sobre os gays: “Na igreja evangélica, gay só entra caso queira se converter e, para isso, tem que se tornar heterossexual. Depende deles, portanto mudar sua opção sexual para serem aceitos na nossa comunidade“ penso: O que está errado?

Como um click no search do meu computador, minha mente vasculha meu cérebro em busca de mais referencias que invalidem o discurso fundamentalista sem fundamentos, e encontro, uma, duas, não! Mas uma serie de referencias em que Jesus condena os religiosos por impedirem que as pessoas se acheguem a ele: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, pois deles é o reino dos céus” e ainda “Não considereis comum ou impuro aquilo que Deus purificou” [Atos 10: 15]. E arrazoando em meus pensamentos, sou levado a outras questões: Quem é que convence o homem do pecado? Quem é que transforma? Senão o próprio Deus que opera em nós o querer e o realizar, segundo a sua vontade.

E porque proibir o acesso à igreja? Porque digladiar, e afastar, servindo de pedra de tropeço àqueles que querem se achegar a Deus, sob o pretexto de estar defendendo a família e os bons costumes? Não foi o Cristo que disse: “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes (...) Porque eu não viam a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”

Quando excluímos qualquer pessoa da comunidade da fé, sobre qualquer justificativa, estamos fechando as portas do Reino e da Salvação para ela, e nos fazemos culpados pelo sangue daqueles que não alcançarem o arrependimento. Se esquecem do alerta de Jesus: "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo”. [Mateus 23:13]

E assim, Pedro também agiu, fundamentado na Lei de Moisés, dissimulou para preservar a sua imagem de “santo”, porém se esqueceu do que Deus havia dito a ele pouco antes. Nesta situação, Pedro estava comendo com gentios [o que era proibido para judeus, porém abolido por Deus conforme texto de Atos 10] porém, ao perceber os demais irmãos chegando, foi se retirando, temendo o que pensariam dele. Foi severamente repreendido por Paulo.

Assim como Deus ama o pecador, e abomina o pecado, gritam em alta voz: Amamos os homossexuais, mas não o seu comportamento, no entanto, não permitem que eles façam parte da sua comunidade. Onde está a demonstração de amor?

“Resguardar a própria reputação, fazendo acepção de pessoas, para quem se diz cristão, é não resguardar a reputação de Cristo”.

Sendo assim tenho que concordar com Gandhi: “Eu gosto do seu Cristo, mas não de seus cristãos. Seus cristãos são tão diferentes de seu cristo”.

Pois veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. [Lucas 7:34]

Espero o tempo em que a voz dos Filhos de Deus será mais alta que a voz da religião.

Ore por isso!

3 comentários:

  1. Nossa, quanto tempo que não leio uma reflexão sua David. Gostei.

    I. Russo

    ResponderExcluir
  2. Clap, Clap, Clap

    Traduziu com maestria o que tbm penso.

    Valeu!

    Júlio Koenigkam

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.