Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

SOBRE A VIDA


Sou o que 30 anos fizeram de mim, ou Sou o que fiz durante 30 anos?


Essa é uma pergunta que grita em minha mente desde os 29 anos, engraçado como antecipamos as coisas. A Bíblia diz para não andarmos ansiosos por coisa alguma, viver um dia de cada vez, mas acho que o que passei durante os meus 29 anos, me preparou para encarar uma nova fase em minha vida, um novo momento. Como diz na música do poeta Renato Russo “e aos vinte e nove com o retorno de saturno decidi começar a viver”. Percebi que ter 30 anos é uma grande responsabilidade, mas não garanto que é o inicio verdadeiro da vida. Vivo e vivi intensamente cada dia, minha memória trás lembranças da tenra infância.

Durante a preparação da minha festa de 30 anos, procurei rituais de transição que pudessem mostrar a marca dos 30 anos na vida de alguém, e só encontrei uma, e ainda assim sem muitas explicações, mas fiquei muito feliz em descobrir O Ser que mudou sua vida aos 30 anos.

Meus 29 anos foram intensos, uma crise existencial e de identidade, valores e virtudes questionados, passar a odiar tudo o que amava e a amar algumas coisas que odiava, rever a vida, a profissão, os valores, a própria essência. Também passei a ser questionado: Porque mudar? Porque agora? Não é fácil. Pensei que ia surtar, pensei em desistir, em parar, literalmente jogar a toalha, achei mesmo que entraria em depressão. Parei com muita coisa e iniciei muitas outras, perdi amigos e conquistei vários outros. Coisas que não me importavam passaram a ter grande importância, situações familiares antes tiradas de letra, agora me causavam náuseas e baixavam meu desempenho profissional. Passei a questionar muito, muito mais do que já fazia, questionar com ferocidade, questionar a Deus, a Bíblia, a religião, aos homens e a mim mesmo e muito mais a mim, queria me redescobrir, me entender. Nunca fui de chorar e chorar, às vezes por nada, foi o que mais fiz com 29 anos, além de chorar por um amor não correspondido que doía tanto, que até sentia no corpo.

Mas contar tudo isso para quem? Indaguei amigos e familiares com pouco mais de 30 anos, disseram que a transição de 29 para 30 foi decisiva e de descobertas, mas nada parecido com o que eu estava atravessando, a ponto de não saber mais que eu era.

Mas em tudo isso, aprendi algumas coisas importantíssimas: Que uma crise existencial pode te fazer perceber habilidades que não possuía, ou ao menos não sabia que possuía – comecei a twittar meus pensamentos, meus anseios, desejos, alegrias e dores, e percebi o quanto sou poeta.

Transformei meus questionamentos num blog e percebi o quando posso ser ousado, controverso, decisivo e ter dedos afiados, assim como a língua. Aprendi também que não devemos colocar expectativas demasiadas nas pessoas, pois elas possuem a mesma capacidade que você de estragar tudo. Aprendi que fico mais bonito quando me amo, e como estou me amando, me aceitando, até fotogênico fiquei. Descobri tantas coisas a respeito de mim mesmo, mas muitas respostas que gostaria não encontrei ainda, e elas não me preocupam tanto como estavam preocupando há alguns dias. Aprendi que a vida é um grande aprendizado entre dores e alegrias, uma longa viagem com belas paisagens que precisam ser aproveitadas, que é vivida entre erros e acertos, e que muitas vezes lemos bons livros, isso é bom, amadurece e pouquíssimas vezes cometemos loucuras, cometer loucura é muito bom, rejuvenesce.

Mas o que isso tudo tem a ver com O Ser que mudou sua vida aos 30 anos?

Não sei! Como disse acima, a história dele não fala muito sobre o que aconteceu antes dos 30, se ele teve uma crise ou se sua transição foi tranqüila, mas a partir de, este homem revolucionou seu país com um novo modo de enxergar a vida, a religião e enxergar a Deus, ele andou totalmente contra a cultura dominante na época, pois dizia ser o “Filho de Deus”, fez coisas extraordinárias e mudou a história do Mundo.

Acredito que durante toda a sua vida tenha estado nesta crise, “quem sou”, “o que faço aqui”, ele queria “cuidar dos negócios do seu Pai”, mas devia “obediência aos pais terrenos”. Tinha essa ambição secreta dentro de si, mas que, estava reservada para um momento certo, uma hora especial, seus 30 anos.

Tento imaginar tamanha alegria quando no dia de seu batismo feito por João, creio eu que aos exatos 30 anos, Ele ouviu do céu, num trovão a frase: Este é o meu Filho amado, em quem me alegro. E após isso, saiu como era costume aos rabinos, iniciar seu ensino público e formação de discípulos.

Acredito que tudo o que aprendemos durante 30 anos, é totalmente questionado, para encontrarmos um local de equilíbrio dentro de nós, sabermos quem realmente somos e então, podermos compartilhar essa experiência de vida com os demais, mas o que realmente torna os 30 anos especiais é praticar tudo o que adquirimos e poder influenciar as pessoas, não com apenas palavras, mas com atitudes.

Disseram de Jesus: “Porque ensina como quem tem autoridade e não como os escribas”.

Os 30 anos são os anos de realização, onde deixamos de apenas observar os lírios do campo, as aves do céu, o semeador que saiu a semear, e passamos a praticar, pois encontramos o nosso lugar no Mundo.

Perguntas, nem todas serão respondidas, ainda temos um longo percurso e continuar aprendendo é uma virtude, mas vale o maior dos mandamentos e exemplos de Jesus, isto é, sua melhor resposta:

- Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Nisto Ele resume o que os 30 anos fizeram dele, e o que ele fez em 30 anos.



Mãos a obra, pratique isso!

3 comentários:

  1. sinceramente fiquei extasiado com o que escreveu sobre os 30 anos, acho que resume um pouco do que todos sentimos, pois como sera esta transição?...não sei ainda...to chegando lá...e ja to fazendo o maximo pra que seja da melhor forma possivel...parabens pelas palavras... e vamos ver qual sera a nossa missão daqui pra frente né meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, adorei o que você escreveu sobre ter 30 anos, eu já passei por este momento de trasição,posso te dizer que realmente acontecem mudanças significativas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. que mágica são as etapas da vida...
    que mágica é a vida...pois ela passa como um passe de mágica!
    ontem você era criança...hoje adulto...
    e cada fase da vida tem suas particularidades...o importante é manter a fé jovem! a alegria...e a motivação!
    daqui 30 anos...terá ótimas histórias e muita muita coisa pra contar...
    =)
    te amo amigo

    parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.