Pages

domingo, 23 de maio de 2010

ERROS

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" - Romanos 8:28.

Uma das coisas que eu mais gosto no Cristianismo, é o caráter verdadeiro que é dado à nossa humanidade, mostrando os erros daqueles considerados "santos".

O cristianismo é tão distante daquelas lindas imagens sacras que tentam colocar as pessoas como angelicais, intocáveis , inalcançáveis - "aleluia e glória a Deus" - por que até o Filho de Deus se fez homem, foi carpinteiro e pobre, e assim valorizou aquilo que somos e temos de bom.

Vemos durante toda a Biblia, desde o primeiro homicidio - Caim contra Abel - que Deus não nos poupou de revelar os erros cometidos por seu povo. Se fizermos uma lista deles, ficaremos horrorizados porque há, de mentiras à incestos, de pequenos delitos à atrocidades sem tamanho, coisas que fariam o programa do Datena ser um programa de classificação livre [acho que não exagero].

Não vou aqui defender uma vida de negligências e transviada, mas percebo claramente que os erros, fazem parte de um processo de reconhecimento da nossa humanidade.

O motivo pelo qual Eva comeu o fruto proibido, foi a vontade que tinha de ser igual a Deus, e nossos erros são uma forma de Deus nos mostrar que, não há como se igualar a Ele, somos humanos, e é assim que Ele quer que vivamos, como seres humanos, passíveis dos mais terriveis erros e enganos, mas sempre dependentes dele para atingirmos o alvo: Sermos sua imagem e semelhança.

Infelizmente muitas pessoas tentando se privar do erro, não se arriscam, não ousam, não se movem, não vivem e ainda prendem outros nesta mesma cadeia. Não quero dizer aqui que temos que errar deliberadamente pelo simples fato de aproveitar a vida, e sim, que precisamos viver e, SE errarmos tentando acertar, buscando melhorar e ser feliz, Deus tomará isso, e levará ao ponto de ter sido de alguma forma, abençoador para nossas vidas.

Como?

"Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos tempos tem chegado" - 1 Coríntios 10:11

Utilizando como forma de aprendizado, não somente para nós, mas para os que nos cercam. Deus é tão Soberano, que mesmo após nos avisar de maneira insistente, é capaz de sofrer nosso erro, nos ajudar a enxergá-lo, e além disso, curar as feridas causadas por ele e nos conduzir ao caminho certo.

O simples fato de enxergarmos nossos erros, e reconhecer que não somos melhores que os outros e que somos passíveis de cometer coisas absurdas, já nos faz melhores, é o que a Bíblia chama de arrependimento, e é um dos princípios básicos para que a presença de Deus esteja em nós, é reconhecermos que não somos "deuses".

O que cabe a nós homens, é voltar à nossa humanidade, e aproveitar essa jornada chamada vida da melhor maneira possível - acertando, errando - mas nunca parando, mas passo a passo prosseguir para o alvo e andando de acordo com o que já temos alcançado.


Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.