Pages

sábado, 6 de fevereiro de 2010

EU E MEUS AMIGOS GAYS



"Não apenas estamos no mesmo barco, como todos sentimos enjoo” (G.K. Chesterton).



Todo cristão tem um tempo preconceituoso de vida, quando acha que tudo é pecado, ações de demônios e repreende até a sombra usando o nome do Senhor. Mas com o passar do tempo e estudo da palavra começa a descobrir que as coisas não são bem assim.
Eu tive um tempo assim, achava que faltar a um culto para sair com meus amigos era pecado, me faria menos espiritual, se fosse culto de domingo então, nem se fala, era como comprar o ticket de ida para o inferno e sem escala no purgatório. E neste tempo ignorante, me distanciava de tudo e todos que fossem contrários a doutrina a qual considerava libertadora, mas eu estava preso, vivia num gueto crente.

De uns anos para cá, venho percebendo o quanto isso foi prejudicial para mim e para os que necessitam de ouvir e vivenciar a salvação. A palavra de Deus diz que TODOS pecaram, isso inclui a mim e a todos os outros humanos desta terra, mas também diz que, onde abundou o pecado, SUPERABUNDOU à graça. O entendimento destas pequenas porções bíblicas trouxeram luz, libertando-me do preconceito e julgamento, tão condenados por Jesus, porém, tão praticados pelos “crentes” de hoje.

Estamos todos no mesmo barco, e sentimos enjôo, em maior ou menor proporção, mas não deixa de ser enjôo. E Deus em seu infinito amor, não escolheu por quais pecados seu filho morreria, Ele levou o pecado de todos nós, permitindo que todos fossem alvos da graça. E como eu, alvo dessa graça, vou impedir que outros a alcancem, ou vou listar quais pecados merecem perdão e quais merecem fogo e enxofre? Corro o grande risco de condenar a mim mesmo.

Jesus em nenhum momento se privou de estar com os pecadores, e em certo momento ele disse: Os sãos não necessitam dos médicos e sim os doente; não vim chamar os justos, e sim pecadores.

Mas o que isso tem a ver com gays? TUDO e não só com eles, mas com todos os pecadores, incluindo eu e você.

Alguns religiosos de plantão dizem que há um movimento pró-gays, que militantes querem impor uma ditadura gay, mas se esquecem que temos por outro lado um movimento anti-gays que alastra violência, preconceito e morte sem precedentes em nome da família e de Deus.

Eu pergunto: De que lado dessa guerra Deus realmente está? Ou ainda: Quem está percebendo que gays ou não, tratam-se de pessoas que foram alvos da graça de Deus e merecem ser amadas e respeitadas?

Em seu texto “SOBRE O AMOR AOS GAYS E AS MÃES QUE QUEREM ABORTAR” para o site Cristianismo hoje, Carlos Carrenho diz: Da mesma forma – embora, tomando-se por base os textos bíblicos acerca da questão, pareça impossível não condenar o homossexualismo –, defenderei com todas as minhas forças que os gays tenham direitos absolutamente iguais aos dos heterossexuais. A moral individual ou de um segmento social jamais deve ser imposta sobre a sociedade como um todo; esta é uma premissa básica da liberdade. Em outras palavras, eu não posso exigir de um não-cristão que ele se comporte de acordo com os mandamentos bíblicos, da mesma forma que um muçulmano ou judeu não pode exigir que eu viva sob seus preceitos morais (...) Se o próprio Deus nos legou o livre arbítrio ou, no mínimo, permitiu que cada ser humano escolha entre pecar ou não, não cabe a nós criar legislações que oprimam aqueles que querem uma vida diferente da que levamos como cristãos. Nossa obrigação é amar ao próximo, seja ele gay ou não, tenha ele optado ou não por um aborto. Quando aprendermos a amar aqueles que são diferentes, seremos mais capazes de influenciá-los do que por meio de legislações opressoras anti-libertárias.



Já Hermes Fernandes em seu texto “IGREJA GAY: UMA VERGONHA PARA OS EVANGÉLICOS” no site Solomom1, diz: Não estou dizendo que as igrejas deveriam legitimar sua conduta. Não! Apenas afirmo que devemos ser mais misericordiosos, compassivos, agindo mais ou menos como nosso Mestre agiria. Me recuso a acreditar que Jesus os rechaçaria. Também não acredito que Ele estimularia que Seus seguidores se entrincheirassem contra os homossexuais, como tem sido feito. Tornamo-nos seus inimigos número 1. Como poderemos evangelizá-los? Como poderemos conduzi-los aos pés do Salvador? Será que somos melhores do que eles? Será que nossa avareza, idolatria, inveja, carnalidade, ocupam um lugar de menor importância dentro da lista de pecados condenados pela Palavra? Sinceramente, creio que a Igreja deveria se manifestar solidária a todo grupo humano minoritário que buscasse ser respeitado. Sem endossar qualquer que fosse a conduta pecaminosa, deveríamos comprar uma briga pelas prostitutas, homossexuais, seguidores das religiões afro-brasileiras, ciganos, etc.

Lembro-me das palavras de Jesus que diz que somos luz do mundo, e essa luz não pode estar oculta, mas iluminar a todos. Não podemos viver em guetos crentes e nos esquecer que a luz que há em nós deve resplandecer nas trevas. Se isolar do mundo vai contra a missão da Igreja de pregar as boas novas de salvação a TODA criatura.


Hoje tenho muitos amigos, muitos amigos gays. Muitos deles são cristãos que amam a Deus, porém sofreram nas mãos de pessoas como EU, que se sentem “filhos do rei” e acham que por isso podem legislar sobre a vida dos outros, e por isso agem mais como “filhos do inferno” , impedindo que aqueles que estão às portas do reino, possam entrar. Alguns deles, acharam que podiam confiar no irmão super-espiritual, e acabaram tendo sua vida exposta na congregação, e foram vitimas de todo o tipo de retaliação, outros foram expulsos. Alguns deles querem voltar, outros preferem qualquer outra coisa que o convívio com crentes. Muitos estão felizes com a vida que levam e outros sofrem por querer ser “normal”.

Será que a abordagem da igreja em relação a este assunto está correta, uma vez que ao invés de luz, amor e cura, estamos levando trevas, decepção, sofrimento e ódio?

Hoje não vejo diferença em ser glutão ou homossexual. Jesus morreu para perdoar ambos e permite que cada pessoa escolha permanecer na pratica ou não.

Conseqüências? Tem gente que adora pregar fogo e enxofre, então toma:

Disse Jesus: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade – Mateus 7:22 – 23.
Leia os textos de Carlos Carrenho e Hermes Fernandes clicando nos títulos.

14 comentários:

  1. Pow parabéns pelo texto...
    vc disse muita coisa importante e muita verdade. Espero que as pessoas que lerem seu texto tbm busquem se livrar dos guetos e esteriotipos que vamos absorvendo desde a infância e assim ficando um contra o outro. vlw.
    vc tem textos ótimos.

    I.F.

    ResponderExcluir
  2. essa música é da Zélia Duncan
    so pra zoar com os inflexisiveis...kkk

    **Carne e Osso**
    Zélia Duncan
    Composição: Moska e Zélia Duncan

    Alegria do pecado às vezes toma conta de mim
    E é tão bom não ser divina
    Me cobrir de humanidade me fascina
    E me aproxima do céu

    E eu gosto de estar na terra cada vez mais
    Minha boca se abre e espera
    O direito ainda que profano
    Do mundo ser sempre mais humano

    Perfeição demais me agita os instintos
    Quem se diz muito perfeito
    Na certa encontrou um jeito insosso
    Pra não ser de carne e osso, pra não ser carne e osso

    ResponderExcluir
  3. so faltou uma fotinha de 2 machos se pegando, kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom e que reflete perfeitamente a mentalidade atual! Aliás, a mentalidade ideal!

    Acredito que os ensinamentos deixados por Cristo devem ser refletidos pelas pessoas em todas as gerações. Ele nos deixou direcionamentos que são desvendados e interpretados continuamente e não um manual para viver, como muitas pessoas acreditam. Eu tenho plena certeza de que com o passar do tempo, cada vez mais, as pessoas enxergarão isso. Deus é amor e ama o amor e ama o ser humano.

    Parabéns, Davi!

    ResponderExcluir
  5. Caro irmão David,

    Infelizmente, tem muita gente que lê 1ª Coríntios 13:13 de maneira equivocada, algo assim como: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas maior que todos estes é o preconceito".

    Fico feliz por ver que você percebeu que teu chamado a servir o Senhor e pregar o evangelho não exclui ninguém por causa de preconceito travestido de "espiritualidade".

    Que Deus te abençoe e tenha misericórdia de todos nós.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  6. A base da sociedade deveria ser o respeito. Respeitar a decisão do outro, independentemente sexo, credo ou orientação sexual.
    Creio estarmos em um grande momento de transformação das ideias e textos como esse veem a calhar.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Existem filhos que precisam mais carinho
    De mais cuidados e atenção especial
    E essas crianças quando muito bem amadas
    Só Deus quem sabe qual o seu potencial

    Seus pais conhecem um segredo do universo
    Da harmonia na diversificação
    Amar alguém dito norma é muito fácil
    Longe de indiferença e discriminação

    Me pergunto se a indiferença é natural
    Me pergunto em que consiste ser normal
    Me pergunto qual o referencial
    Por que todo mundo tem que ser igual ?

    Quem de nós é um ser humano exemplar
    Quem de nós não tem espelho pra se olhar
    Quem de nós é capaz de atirar
    A primeira pedra sem se machucar

    Alguns de nós julgam-se mais que todo mundo
    Como se o sol fosse escolher pra quem nascer
    Comparações são vaidosas ou amargas
    Tudo na vida tem uma razão de ser

    Tem gente preconceituosa e arrogante
    E eu me preocupo com seu modo de pensar
    Como se Deus fosse algum ser inconseqüente
    Que faz pessoas diferentes só pra olhar.

    Muito prazer, EU existo. (Xuxa Meneghel)

    ResponderExcluir
  8. Romanos 3:9-10 “Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um.”

    ResponderExcluir
  9. João 15:12 "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."

    :)

    ResponderExcluir
  10. Olhando na visão religiosa, tudo o que disse e sentiu (está claro no texto que escreveu com o coração) faz todo sentido. Infelizmente 90% dos religiosos agem 99% das vezes sem usar o cérebro, e uma grande minoria como você, se recusa a simplesmente ler algo e fazer disso a sua vida, sem se quer se questionar se realmente isso faz algum sentido lógico, ético e moral. Sinceramente acredito que grande parte se recusa a entender de fato o que está escrito. Apenas o fazem ignorando um dom que deus te deu. O de pensar!

    Infelizmente, ou felizmente essa característica questionadora surgiu apenas com as pessoas da geração Y (nascidos na década de 80) e ainda somos uma minoria na sociedade, principalmente analisando os nosso sucessores, que trazem todas as características da geração, apenas são mais recatados, menos críticos.

    Nesta analise simples, infelizmente acho que não teremos boas evoluções, e sinceramente acredito que estes preconceitos idiotas só serão deixados de lado quando as pessoas deixarem de acreditar em suas entidades maravilhosas que estão acima do bem e domal. A principal pergunta é: Quando isso acontecer, os impactos serão apenas positivos? Acredito que não valha o risco, e infelizmente para mim e toda a parte da sociedade que pensa como nós entendo que não chegaremos neste momentos.

    Para isso basta analisar o racismo, que apesar de milhares de guerras e muito, mas muito tempo de briga ainda é visto claramente no mundo todo, mesmo que de forma mais contida. A minha outra pergunta é: Será que buscar o "não preconceito" vale a pena?

    Não concordo, mas acho que as grandes minorias (incluindo os ateus) permanecerão sendo julgados e discriminados, enquanto a religião e a ignorância existir.

    O texto está fantástico amigão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. vou ser simples: " Deus ama o pecador e nao o pecado", homossexualismo eh pecado e a Biblia condena!
    misericordia eh algo que Deus teve sobre nois, para mandar Seu unico filho para morrer e nos salvar! e pecador vai para o inferno, e isso nao eh julgar porque eh biblico.
    entao, peca perdao a Deus dos seus pecados, admita, de coracao, que Ele eh o seu Unico Salvador e nao peques mais!
    Levítico 18, 22-24 – Disse o Senhor: Não te deitarás com um homem como se faz com mulher; é coisa abominável.
    Levítico 20, 13 – Se um homem usar com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometeram uma torpeza abominável; serão punidos de morte e sua morte recairá sobre eles.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o anonimo ai em cima não entendeu nada do texto. Não estamos validado pecado algum, apenas dizendo que não devemos ter preconceito ou condenar quem quer que seja. Acredito que ele já tenha mentido alguma vez na vida e ninguém grita na rua: Seu filho do diabo! pois ele é o pai da mentira...kkkk...até quando sofrerei essa geração hipócrita!!

    ResponderExcluir
  13. Cara, é louvável a tua intenção e com certeza tu e a maioria dos comentaristas possuem muito mais bom senso que a maioria dos que se dizem cristãos.

    Porém, enquanto a homossexualidade não for compreendida como uma variação absolutamente normal da sexualidade humana, e não somente como "um pecado igual a qualquer outro", o problema permanecerá.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.