Pages

sábado, 8 de agosto de 2009

A RESPONSABILIDADE DO CRISTÃO II - Paz e Santificação

Gosto muito de fazer as pessoas pensarem, examinar todos os lados da moeda, as pessoas me acham um pouco (muito) critico e detalhista. Acredito que mesmo em relação a nossa espiritualidade não podemos ser parciais, temos que nos aprofundar e entender a Bíblia de todas as maneiras possíveis. Gosto muito quando Paulo diz que a pessoa espiritual discerne todas as coisas, e pensando nisso, em um Culto Diferente, propus aos irmãos um desafio de elevar uma passagem bíblica a um enfoque diferenciado.

Veja no que deu:

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” – Hebreus 12: 14.

Entendemos essa passagem bíblica como sendo um meio para chegarmos ao céu e lá nos encontrarmos com Jesus. De maneira bem simples pensamos: Quem quer ver Jesus? Então siga a paz e se santifique.

Então, quis elevá-la um pouco fazendo os cristãos pensarem:

- E se o escritor quisesse dizer outra coisa?
- E se estivermos equivocados?
- Mas o que ele realmente quis dizer?

Leia o versículo novamente:

Segui a paz e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Conseguiu descobrir?

É isso que acontece quando não queremos assumir a nossa responsabilidade, por mais que simplifiquem ou expliquem, a verdade não entra em nossa cabeça.

A finalidade do homem é ser a imagem e semelhança de Deus – Genesis 1:26 – e toda rota indevida ou atalho pego neste processo é pecado, um erro de alvo.

Satanás ao seduzir e enganar a Eva utilizou-se desse artifício: Se comer do fruto será como Deus!
E como Eva não foi paciente e perseverante o bastante na caminhada que Deus tinha proposto a ela, pegou um atalho e comeu do fruto, assim como Adão.

Satanás ao tentar Jesus no deserto, usou dos mesmos artifícios e quis fazê-lo pegar atalhos para receber a glória que o Pai lhe concederia quando cumprisse sua obra. O escritor de Hebreus afirma que ele a cumpriu: “Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser.” – Hebreus 1:3ª. E sabemos que o Senhor não pegou atalhos, mas cumpriu TUDO e declarou: Está Consumado!

E o que permitiu que Jesus cumprisse a sua obra foi a santificação.
Sua vida sem pecados, permitiu que a glória do Pai se manifestasse em sua vida e que as pessoas o reconhecessem como a “imagem e semelhança do Pai”.

Quando o escritor de Hebreus diz “siga a paz e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”, está nos alertando que as pessoas – o mundo – só nos verão como o CORPO DE CRISTO, a manifestação da sua glória e do seu Ser, quando seguirmos a santificação e a paz com todos.

Pergunto:
O que as pessoas estão vendo em você? A imagem de Deus ou a aparência do mal?

Por muito tempo os “crentes” acharam que nossa diferença do mundo estava em coisas exteriores, como roupas, cabelos, e nos encheram de regras como não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, porém Paulo declara aos cristãos colossenses que, com o tempo e uso, tudo isso se destrói, além de não possuir efeito nenhum sobre a sensualidade – Colossenses 2: 20-23.

Já não é de hoje que os cristãos são taxados como pessoas chatas, que se acham melhores do que as outras e sempre que entramos em algum debate, não conseguimos promover a paz e sim trazer mais confusão, pois não sabemos expressar a verdade em amor, além sermos pessoas acusadoras e insensíveis: que queimem no inferno os pecadores, porque EU estou salvo!

E está na hora de percebermos que, o que precisa ser mudado é o nosso interior, as vestes espirituais, e isso não é mudado com regras impostas, mas por uma obra do Espírito de Deus e por nossa perseverança. Porque quando o Cristo for levantado, atrairá a si, muitas pessoas.

Quando nosso interior for restaurado pela verdade da palavra, quando perseveramos em seguir a paz e a santificação e colocarmos a vontade de Deus em primeiro lugar, como Jesus declarou: minha comida consiste em fazer a vontade do Pai (João 4:34), somente quando isso acontecer as pessoas verão em nós a glória do cristo ressurreto.

Pense nisso:
O que as pessoas estão vendo em você? A imagem de Deus ou a aparência do mal?


Assista o vídeo abaixo e Deus abençoe.

1 comentários:

  1. A pAZ David,, muito bom seu texto, esclarecedor e acunhado dentro da palavra ,que DEUS te abençoe..

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.