Pages

sábado, 17 de junho de 2017

AMOR, HISTÓRIA E TEOLOGIA GAY

Os últimos meses foram de leituras intensas, de quebra de paradigmas e de aprofundamento de valores que em meu coração, só crescem a medida que vivendo percebo quão verdadeiros e significativos são: humanidade, respeito, justiça, solidariedade, compaixão, entre outros; Não apenas visto de um prima filosófico ou intelectual, mas espiritual e acima de tudo relacional.

Se faz urgente o retorno a estes valores, que devido a pregação contínua da individualidade e com o apoio inclusive daqueles que se dizem cristãos, estão sendo deixados de lado, até que caiam no esquecimento e o homem se transforme em uma máquina sem emoções ou sentimentos, escravizados por si mesmos e por desejos egoístas, em detrimento do outro e não somente do outro humano, mas do outro - o planeta - e tudo o que tem vida e nos cerca.


Uma brecha no armário - Proposta para uma teóloga gay
Fonte Editorial
André S. Musskopf

"Se para homens heterossexuais a masculinidade é uma carga com a qual precisam aprender a lidar, e uma grande pressão atingir o ideal de provedores que a sociedade lhe exige. para os homens gays esta situação é duplamente rigorosa. Numa sociedade em que o sucesso é a medida pela qual se aceita ou rejeita as pessoas, os homens gays têm que ser ainda melhores do que os homens reais".


Martinho Lutero - Um destino
Três Estrelas
Lucien Febvre

"O historiador Lucien Febvre reconstitui passo a passo a trajetória do fervoroso monge agostiniano que, no encalço da verdadeira fé cristã, se insurge contra a igreja católica, é excomungado e se vê, então, no epicentro de sucessivas revoluções - religiosas, sociais e politicas - e muitas vezes manipulado por estes acontecimentos que muitas vezes se entrelaçam a sua historia e com o destino de uma época inteira; o século XVI alemão e europeu. Por detrás dos conflitos religiosos que levaram à maior crise do catolicismo em todos os temos e à criação do luteranismo, delineia-se a idade moderna. Um livro com uma abordagem inovadora da narrativa biográfica, a densidade de suas reflexões e a vibrante escrita de Lucien.


O amor é contagioso - O evangelho da justiça
Fontanar
Papa Francisco

Em um mundo repleto de pobreza, violência, perseguição e indiferença, o Papa Francisco quer nos ensinar a amar. Segundo ele, se o mal é impositivo, o bem é contagioso. E, diante da adversidade, o amor - sinônimo de justiça - é a única força capaz de nos unir. E neste livro nos incentiva a trabalhar por um mundo mais solidário, exercendo a empatia, porque ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo. Através da solidariedade, do acolhimento, da igualdade, da fé e da misericórdia,  o amor é contagioso pretende nos guiar numa jornada pela superação das injustiças no mundo. Doar-se ao próximo: este é o amor divino.

Recomendo as leituras.


0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.