Pages

sábado, 22 de março de 2014

3 Mêses 4 Livros

Os três primeiros meses deste ano não estão sendo fáceis, haja vista eu não ter nem tempo para incluir as dicas de livros por aqui. Sorte é ainda ter tempo para ler, graças a Deus pelo transporte publico, local onde faço a maior parte de minhas leituras. Então já que consegui uma brecha na agenda, vamos indicar logo 4 livros:

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia
Luiz Felipe Pondé

Segundo livro que leio de autor, cujas crônicas na Folha de São Paulo são um show a parte. Oras amado, oras odiado, Pondé consegue nos deixar em saia justa, jogando em nossa cara de maneira irônica, toda as mentiras que tentamos esconder.

Em Guia da Filosofia trata de realizar criticas às afirmações hipócritas da sociedade atual, mas em minha opinião, ele não foi tão feliz quanto em "Contra um Mundo Melhor - Ensaios do Afeto" caiu na tentação de escrever mais do mesmo e o livro ficou enfadonho.

O amor que acende a lua 
Rubem Alves
 
Rubem Alves dispensa apresentações, amo tudo o que ele escreve.
Neste livro em especial, o autor recorda situações de sua vida, tratando cada assunto em uma crescente, aumentando em profundidade à medida que os capítulos vão acontecendo, como as fases da lua.
 
Nota-se no decorrer do livro uma necessidade do autor em despertar no leitor uma imagem espiritual da vida, com reverencia as coisas belas do mundo, como forma de se reaproximar de Deus e da vida abundante que nos prometeu.

Além do Bem e do Mal
Nietzsche

Um livro confuso, como a maioria do autor.
Creio que lê-lo em sequencia como um romance não tenha sido uma boa ideia. Não fica claro onde o autor quer chegar, em alguns momentos parece fazer a critica pela critica, e logo adiante se explica, mas ainda assim, de forma obscura.

Como dito na apresentação do livro: "Nietzsche discute a problemática a seu modo, para ele a questão do bem e do mal, está além da própria moral (...) A solução de Nietzsche é simples, respirar outros ares. Mas é também complexa: voar mais alto, para o alto, acima do bem e do mal." O difícil é conseguir acompanhar este voo.
 
A verdade é a conversa
Elienai Cabral Junior
 
Livro baseado na dissertação de mestrado do autor.
A verdade é a conversa tenta realizar uma aproximação entre filosofia e teologia, através dos pensadores R. Rorty e J.L Segundo. O autor propõe uma aproximação de olhares para a verdade, concebendo-a como processo pedagógico. Uma verdade que se mantem em processo aberto e conversacional, implicando na não exclusão de outros saberes, como os que constituem a experiência de fé.
 
A leitura não é fácil, e para quem não tem claro os conceitos teológicos e filosóficos utilizados, o entendimento pode ficar comprometido. O importante é ler, tendo em mente o foco do autor, a verdade não é um fim em si mesma, ela conversa com a vida e se refaz a medida em que temos novas experiências.



0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.