Pages

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

VARIAÇÃO SOBRE O PRAZER

Sempre ouvi falar sobre Rubem Alves, mas nunca tinha lido nada que ele tivesse produzido, até a indicação deste livro: "Variações sobre o prazer" feita no vídeo #Rabiscando4 do Will e do Minoru, postado aqui no dia 22.01.2012.

O livro é um convite ao paladar, uma fruta suculenta na capa, um convite ao sabor indescritivel, que só sabem o que é, àqueles que se aventuram na busca pelo prazer em todos os "sentidos" - sentidos estes os do corpo: visão, paladar, olfato, audição e tato - e fazem disso a razão da sua vida, como uma criança a conhecer o Mundo.


Já na apresentação o autor mostra a que veio: "Neste livro não haverá notas de rodapé (...) incluirei no meio do texto 'notas de canapé' coisas pesquenas e saborosas", e no decorrer dos capítulos, auxiliado por Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette e apoiado por Fernando Pessoa, Adéia Prado Guimaraes Rosa e Pablo Neruda, ele vai descortinando as variações do prazer, até retornar ao Paraiso, o Éden, o jardim de delicias, afinal o paraíso é a exuberância do prazer.


Recomendo não somente a leitura, mas o degustar de tão maravilhosa obra.

0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.