Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ORTODOXIA

Um livro que celebra a alegria do Cristianismo, para dizer resumidamente.


Confesso que não é uma leitura fácil, pois trata de embates filosoficos, teóricos que muitas vezes não temos conhecimento aprofundado, porém não há como não se surpreender com a abordagem do autor na defesa de sua crença. Mas não pense que encontrará respostas prontas contra seitas ou outras religiões, o autor aborda os temas dando exemplos nada convencionais, creio que sua intensão, já que o livro foi escrito como resposta a um desafio, que mais que dar respostas, ele tinha a intensão de fazer seu oponente pensar.



"A alegria, é o gigantesco segredo do cristão.
A compaixão dele era natural, quase casual. Os estóicos, antigos e modernos, orgulhavam-se de ocultar as próprias lágrimas. Ele nunca ocultou as suas; mostrou-as claramente no rosto aberto ante qualquer visão do dia-a-dia, como a visão distante de sua cidade natal. No entanto, alguma coisa ele ocultou. Solenes super-homens e diplomatas imperiais orgulham-se de conter a própria ira. Ele nunca conteve. Arremessou móveis pela escadaria frontal do templo e perguntou aos homens como eles esperavam escapar da danação do inferno. No entanto, alguma coisa ele ocultou. Digo-o com reverencia; havia naquela chocante personalidade um fio que deve ser chamado de timidez. Havia algo que ele encobria constantemente por meio de um abrupto silêncio ou um subito isolamento. Havia uma certa coisa que era demasiado grande para Deus mostrar quando ele pisou sobre nossa terra. Às vezes imagino que era a sua alegria".

Ortodoxia Edição centenária 1908 - 2008 G.K Chesterton
Página 263

0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.