Pages

sábado, 29 de janeiro de 2011

ATEUS


Dia desses conversei com um ateísta, ele não é um cientista famoso, nem um filosofo super estudado, nem um físico quântico que estuda a criação do universo (desculpem pelo estereótipo de ateísta), e sim, alguém comum que diz não acreditar em “deus” e me fez milhões de questionamentos sobre o porquê creio em Deus.

Usou todos os argumentos para dizer que deus é ruim, que se deleita na morte de pessoas inocentes, é preconceituoso, incita guerras, violências, desacreditou da veracidade da Bíblia, e etc. Ouvi atentamente todos os argumentos, até que algo me veio à mente.

Questionei: “Se deus não existe, porque te incomoda tanto o fato de eu, e outras milhões de pessoas crerem nele. Não posso ter minha loucura para viver melhor, ter uma esperança utópica e assim ser um pouco mais feliz?”

A pergunta o deixou um pouco irritado e com razão, mas começou novamente a argumentar como a crença em deus foi e é ruim para a humanidade. Usei os próprios argumentos dele para contra-argumentar.

Se deus não existe, quando alguém e preconceituoso em nome dele, simplesmente é preconceituosa, e usa esse deus para não se sentir culpada, assim também quando fazemos guerras, usamos de violência, matamos inocentes., etc. Se analisar por este ângulo, verá que a maldade está no ser humano, e não em deus, por que ele não existe, e é usado apenas como bode expiratório, para validar a monstruosidade de alguns humanos e para que elas não se sintam culpadas, pois fizeram apenas o que deus mandou.

Falamos sobre muitas coisas, a conversa foi boa e produtiva, apesar de exaltada em alguns momentos, porque fé é convicção na loucura e ateus geralmente se baseiam em fatos, então, é fato que a maioria deles, pelo menos como este, de certa forma acreditam em deus, pois é fato que a humanidade cometeu atrocidades em nome de alguns deuses, e é contra isso que ele argumentava – “contra fatos não há argumentos”.

O que considerei estranho foi o fato dele ter tantos adjetivos para falar de alguém que não existe, por que o que não existe não há como adjetivar. Eu digo que deus é amor, e tudo o que é perfeito e bom, mas não é isso que ele consegue enxergar, logo deus é maligno, mas mesmo assim não deixa de ser deus e muito menos de existir.

Pense nisso!

2 comentários:

  1. Eu creio em Deus.Creio que existe uma força maior que nos move e ampara.

    Nos momentos em que as esperanças se afogam e eu sinto uma brisa suave me tocando o rosto eu constato: É Deus, no seu jeito mais puro me abraçando...


    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bom amigo, sinto lhe dizer que esta pessoa não é ateu. Infelizmente está perdido no mundo, sem resposta e usa quase uma Anarquia para se consolar. Infelizmente por este tipo de pensamento, nós ateus, perdemos credibilidade e sofremos com preconceito.
    Você deve contar para ele, que ser ateu é igual a não acreditar em qualquer tipo de divindade, logo, sele ele des acredita e passa a ter necessidade de provar que é mal, isso chama-se anti cristianismo. Acho que ele precisa de fato de orientação, para assim decidir o que pensa de verdade. Não entrarei na discussão do texto, pois não podemos filosofar sobre algo que não exista. Sorry. rs.

    PS.: Este texto tem que ir para o "questionando a verdade". É bem polemico.

    Um abraço,
    Glauco Menon

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.