Pages

sábado, 27 de março de 2010

MERITOCRACIA


Reconhecimento é a palavra de ordem em muitas organizações, que, para manter seus funcionários motivados e satisfeitos, usam recursos financeiros como meio de recompensa. E a bonificação ou promoção baseada no merecimento tornou-se usual na maioria das empresas, onde as habilidades, a inteligência e o esforço, são o termômetro para "ranquear" os funcionários, permitindo aumentos salariais e/ou promoções.

Essa semana, depois de receber um e-mail criticando indiretamente a minha atuação na empresa, fiquei surpreso ao ser contemplado com um aumento de salário por mérito, que segundo meu superior, deve-se a minha atuação com bons resultados e comprometimento.

Essa situação toda me fez parar para pensar em muitas coisas e como não poderia ser diferente, Deus usou tudo isso para falar ao meu coração - adoro quando Deus faz a sua palavra sair do papel e ter vida em nós - é como se recebessemos seu sopro do fôlego de vida novamente.

"Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o Senhor, teu Deus, te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo rebelde e obstinado." - Deuteronômio 9:6

Durante toda a história bíblica, vemos duas forças em jogo - o mérito e a graça - O povo de Israel, recebeu leis, estatutos e mandamentos para os cumprir, e assim, alcançar o favor de Deus e suas bênçãos e na maioria das vezes o descumprimento de uma das leis acarretava em maldições e morte. Por muito tempo fomos ensinados que só recebemos algo de Deus, se fizermos por merecer e, se isso for verdade, Deus atua por meritocracia.

Se Deus atua por meritocracia, gostaria de saber quais os critérios que Ele utiliza. É muito claro que durante toda essa história, ele favoreceu gente que consideraríamos indignas: Abraão e Sara, além de estéreis eram parentes e Abraão ainda traiu sua esposa com a empregada tendo um filho com ela; Moisés assassinou um egípcio e fugiu para não ser preso; O rei Davi além de adúltero, mandou matar o marido da mulher deflorada, e a lista de pessoas sem mérito favorecidas por Deus, é realmente grande.

Toda essa confusão entre mérito e graça, é desfeita quando passamos a entender o amor de Deus, do qual alguém escreveu "encobre a multidão de pecados". Deus arquitetou um plano perfeito para que todos fossem merecedores, mesmo aqueles que não possuem nenhuma qualidade aos nossos olhos, parafraseando Antoine De Saint-Exupéry: "O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca" e inda "Os olhos são cegos, é preciso ver com o coração".

Deus declara pela justiça da Lei que "não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem faça o bem, não há nenhum sequer", e assim Ele afirma: "todos pecaram" e só o que nos resta é a sua Graça, que se manifestou através do amor em Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados e nos declarou merecedores da aceitação do Pai – todos temos mérito – através da fé em Jesus Cristo.

“Porque pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para quem ninguém se glorie.” – Efésios 2:8-9

Aquelas listas imensas de leis que caracterizavam pecados, não mais pesa sobre nossos ombros - pecados de omissão, pecados de morte, pecados abomináveis - não são mais critérios para dizer quem merece ou não o favor de Deus, o critério agora é outro – porque onde abundou o pecado, SUPERABUNDOU a graça.

O sistema desde mundo nos cobra conhecimento, habilidades e atitudes, nos diz que precisamos ser melhores que os outros, tornando a competitividade o grito de guerra para quem quer alcançar um lugar ao sol, porém, no Reino de Deus, as coisas são diferentes, todos são merecedores.

Entenda hoje, seu valor não está na sua força, naquilo que pode conquistar, realizar e nem em sua beleza exterior, e sim, está na cruz de Cristo, que conquistou vida para todos, através de sua morte.

Muitas vezes também somos tomados por essa vontade de julgar quem é merecedor ou não, porém nosso julgamento é limitado, baseado apenas em meias verdades. Deus disse ao Profeta e Sacerdote Samuel: Não se prenda as habilidades exteriores (...) O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém, o Senhor, o coração.

Nada que possamos fazer de bom ou ruim mudará isso: DEUS DIZ QUE VOCÊ É MERECEDOR.

Pense nisso!


Citações de Antoine De Saint-Exupéry nos livros “Cidadela” e “O Pequeno Príncipe”.

domingo, 14 de março de 2010

SINAIS


Este post é uma homenagem a uma amiga querida "Karina Capozzi" que apesar de não ser uma cristã que freqüente assiduamente a igreja, possui uma visão de Deus bastante intimista, e que me ensinou a ouvir Deus através dos sinais.
Que sinais? Os sinais de Deus!
Mas cristãos acreditam em sinais? Acho que poucos, pois acreditamos que a única forma de Deus falar conosco é através da Bíblia e do pastor nos cultos, ou do irmãozinho profeta, porém, deveriam crer mais. A Bíblia está cheia deles!


Deus disse que a vinda do Messias seria reconhecida por sinais: a virgem conceber, a voz do que clama no deserto, a visita dos magos, etc. Jesus em seu ministério disse que nenhum sinal seria dado àquela geração a não ser o sinal do profeta Jonas [sua morte e ressurreição] e também disse que o principio do fim, será precedido por vários sinais [catástrofes naturais e provocadas pelo homem] e que devemos nos atentar a eles.

Ainda não te convenci?

Estava indo ao trabalho na última quinta-feira e após pegar o metro da linha vermelha em SP super-lotado, ao fazer a transferência para a linha azul, parecia outro lugar, estava tranqüilo e consegui me sentar [algo quase impossível pela manhã]. Notei que próximo a mim havia uma garotinha loira de aproximadamente 2 anos, estava em pé no vagão e se afastava de sua mãe brincando. Quando o trem começou a andar, sua mãe logo tentou segurar a mão da criança, que abanando os braços não permitiu ser presa, e se equilibrava para manter-se em pé. A mãe a chamava e dizia: Você vai cair! Mas a criança apenas olhava e passeava pelo metro, com um domínio de si que só as crianças conseguem ter - são movidas a desafios. Parei reparando an cena e por umas 3 estações, essa menina ousada não permitiu que sua mãe a segurasse, demonstrando toda uma habilidade de equilíbrio, força de caráter e determinação, mesmo com os apelos da mãe que continuaram. Em determinado ponto entre as estações, o trem deu uma freada, não parou, e a criança se desequilibrou, não caiu, mas sentiu que havia perigo, e calmamente se dirigiu aos braços da mãe e ali ficou. Minha estação chegou e desci, porém a cena ou o sinal, me acenderam o coração e Deus falou comigo (...) pensei naquela cena praticamente o dia inteiro e meu coração se alegrou.

A forma de Deus agir conosco foi exatamente a maneira que aquela mãe agiu com sua filha, Ele quer nos mostrar uma melhor maneira de viver "um novo e vivo caminho", onde teremos a segurança de seus braços. Porém o que acho mais fantástico em Deus. é que ele não nos limita, apesar de nos avisar dos constantes ríscos que estar distante dele nos apresenta. Ele não nos agarra com força e diz: Fique aqui próximo a mim! Mas utiliza todas as coisas para mostrar seu amor por nós e que seus pensamentos e caminhos são melhores.

A mãe poderia ter pego a criança a força, mas também preferiu aguardar que ela reconhecesse que era melhor permanecer por perto, pois se impedisse a criança desse desafio, poderia matar o espírito de ousadia da filha, a força para enfrentar o desconhecido e seus próprios limites, criando uma menina frustrada, tímida e quem sabe, uma pessoa sem perspectiva de crescimento.

Deus nos permite definir até onde queremos ir, quais desafios enfrentar, e como lidar com cada um deles e não interfere, pois ele não criou robôs, mas seres humanos dotados de habilidades mentais, físicas e emocionais, porém, nos alerta através dos sinais sejam eles quais forem, qual o melhor caminho à seguir - lembra o desafio de Pedro de andar sobre as águas?

Há uma referencia no livro de Samuel que diz: "Deus cogita meios para salvar os seus desterrados" - e cabe muito bem aqui.

Qual a intenção de Deus? Nos amadurecer, ele quer que alcancemos a maturidade espiritual e para isso, precisamos de desafios, de experiências e elas só acontecem fora da cerca de nossos berços. Cair, se machucar, assustar, colocar as mãos onde não deveria, são apenas meios de aprendizado e crescimento, e podemos acreditar que Deus sempre estará por perto, pronto para nos segurar e mostrar que há um lugar seguro.

Perceba os sinais, siga os sinais, e assim poderá sentir Deus cada vez mais perto, mas não se esqueça de reconhecê-lo em todos os seus caminhos.

Pense nisso!