Pages

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

HÁ UM ANO


“Espero um amor simples, mãos dadas, pés descalços, selinho roubado ao por do sol. Quero um amor inocente, sorvete na praça, flores roubadas do jardim, refrigerante com um canudo só. Desejo um amor ardente, palavras no ouvido, mãos apressadas, respiração que não acompanha o coração. Dançar na chuva, serenata na janela, um bilhete com declaração.”


Ao ler as palavras acima, lembro-me de um comercial da boneca Barbie que dizia ao final: “O sonho de toda menina”, porém, acredito ser este o sonho de todos – homens e mulheres; Sim! Todos querem viver um sonho de amor. Quem não se emocionou com a estória de Tomas J. e Vada no filme “Me primeiro amor” (My Girl – 1991), porém, a vida imita a arte ou vive-versa.

O texto acima foi escrito por um homem comum, que como tantos outros, estuda, trabalha, tem amigos, se diverte, acredita em Deus, vive, e sonha em viver uma história de amor. Ele anseia por aquilo que é belo, virtuoso, inocente, deseja simplesmente um amor, embalado por lindas poesias e canções.

Cristão atuante na igreja desde a infância, pastor – teve durante toda a vida apenas três relacionamentos. Esperava viver o amor que descreve no texto e enquanto ele não vinha, colocava todo este amor a disposição dos amigos e tinha prazer nisso – “amar ao próximo como a si mesmo” - porém, sofria a espera sozinho.

Utopia? Acredito que não.

Há um ano, após negar por outros dois, descobriu estar apaixonado. O amor nasceu de uma amizade sincera, honesta, de cumplicidade, empatia, preocupações, intermináveis conversas ao telefone, gosto pelo mesmo time de futebol, sorrisos e gargalhadas por piadas sem graça – coisas de amigos – o sonho parecia estar se realizando, mas havia um detalhe.
Foi um período difícil – a descoberta, a aceitação, o medo de perder o que já tinha e que era tão bom e a esperança de que pudesse ficar ainda melhor: sonhava com os beijos, abraços e tudo o mais que um amor pode nos dar.

Parecia que ele entraria em depressão, ficou confuso, chorava muito, pois não sabia o que fazer. Na pressão dos pensamentos, da culpa, do medo, da vontade de amar intensamente decidiu contar para o irmão, depois para a mãe.

Melancolia foi o que deu lugar a alegria que tinha. Para não morrer aos poucos, e na ânsia por desabafar e estancar a dor, passou a escrever. Escrevia sobre um amor platônico, dolorido, sofrido e impossível. Palavras belas, mas carregadas de dor. A dor da perda, sim!

Um ano depois, ele ainda sonha, se apaixona, deseja, espera, mas...

Dizem que seu amor é proibido, pecaminoso, quando falam sobre ele colocam a mão na boca, sussurram ao pé do ouvido. Algumas pessoas sentem nojo, ódio, repreendem, discriminam, agem com violência física e psicológica.

Mas tudo o que ele deseja é amar e ser amado. Que mal terrível há nisso?

Dizem que é amaldiçoado, abominável. Já ouviu religiosos dizerem que quem ama assim, não podem ser considerados cidadãos, que temos que manter distância, e alguns mais arredios dizem que Deus reservou para eles o inferno.
Mas Deus é amor, ele acredita, e se questiona: Porque seria contra alguém que quer simplesmente amar?

Ele não encontrou respostas e nem a cura para sua dor, para o medo de novamente se apaixonar e não saber novamente o que fazer. Não sabe se terá forças para resistir ou mesmo para se entregar, mas não desistiu de amar.

Gay? Ele diz que não...apenas um homem que quer amar.

Na dúvida, ele permanece a sonhar, a amar, a sentir intensamente, a sofrer....e diz: É para ter o que escrever por mais um ano.

Homenagem ao amigo que amo tanto.

8 comentários:

  1. Lindo... usando termos que deixam as verdades soarem tão naturalmente como sempre...

    =)

    ResponderExcluir
  2. HÁ UM ANO QUE QUERO...MAIS ESTOU NA DUVIDA .....JA OUVI DE TUDO UM POUCO....JA PENSEI TB DE TUDO UM POUCO....DESCOBERTA AUTOAJUDATIVA ACHO QUE ASSIM DESSA FORMA POSSO EXPRESSAR O TEXTO...PARABENS

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo texto, Davi! Esse é um percalço na vida de qualquer ser humano: a busca por amor, livre de preconceitos, de crenças e de visões retrógradas. Um amor que apenas nos faça feliz e nos leve a experimentar o que realmente viemos fazer nesse mundo. Quem pode dizer o que é certo e errado sem nunca ter aberto os olhos totalmente? Todos nós (incluo-me também) andamos com vendas que nos foram impostas pela sociedade. Enxergar passa a ser um exercício e não uma prática comum e rotineira.

    Te desejo muita sorte nessa busca e conte sempre comigo, amigo!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí meu amigo... se descobrir e REdescobrir faz parte do nosso aprendizado e evolução!!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, fui atraído pelo fato de que ainda existem, nessa sociedade pós-moderna, homens sensiveis que buscam amar de verdade, me surpreendi com o final. Muito belo o teu texto, belo e conflitante, será que o Deus de amor vai condenar alguém por querer simplesmente amar - um amor que não "nasceu" exatamente de uma escolha. É pra refletir. Afora esse detalhe, parece um pouco a minha história, tanto procurei e a pessoa certa estava ao meu lado, o tempo todo: minha melhor amiga, com quem estou prestes a casar. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Falaa Davi, bonita a mensagem de amor, dei umas pescadas mas tudo bem heauehaueha
    parabens pela paciência! e que continue c/ ela! pois so assim na hr certa vai acontecer! estamos todos esperando, vc nao esta sozinho nos seus pensamentos, rs
    um grande abraço queridao!
    Guedes

    ResponderExcluir
  7. O amor só precisa existir e viveremos para a eternidade.
    Abraço, poeta.

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.