Pages

sábado, 8 de maio de 2010

DÓI MUITO VIVER ESSA MORTE


O psicólogo americano Abraham Maslow em seus estudos concluiu que, o homem só é feliz quando todas as suas necessidades estão satisfeitas, sendo o cume disso a auto-realização, que traria a felicidade plena. Em sua pirâmide, Maslow classificou as necessidades em cinco escalas: fisiológicas, segurança, relacionamentos, estima e auto-realização; porém muitos cientistas consideram que se tratando de necessidades, não há uma hierarquia, cada individuo irá buscar prioritariamente aquilo que o satisfaz, uma pessoa pode estar auto-realizada e não ter suas necessidades fisiológicas satisfeitas.

Uma das coisas mais difíceis para o homem é deixar de satisfazer suas necessidades ou desejos, somos inspirados e algumas vezes até pressionados a isso, foi nessa armadilha que a serpente enganou a Eva, através da concupiscência.
A Bíblia diz que tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida não procedem do Pai. Vemos nos ensinamentos de João Batista a respeito do arrependimento e depois de maneira mais contundente nos ensinamentos de Jesus, que para herdarmos o reino de Deus, precisamos negar a nós mesmos, e ainda que, para darmos frutos é necessário morrer. Ele não diz que precisamos deixar de satisfazer-nos, mas precisamos saber priorizar.

Pedro em sua primeira Epístola adverte aos cristãos a serem sóbrios [equilibrados, moderados, temperantes] e vigilantes, pois o Diabo anda ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar. O que nos leva a crer que a falta de equilíbrio em relação à satisfação dos desejos, seja ele qual for, é uma porta para que ele tenha chance de nos acusar diante de Deus. Não é difícil entender isso, quando vemos Jesus pregar sobre a ansiosa solicitude da vida em Mateus 6:

“Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E porque andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam (...) Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros.” – Mateus 6:25-30.

Mas a condição de equilíbrio em relação à satisfação de desejos e necessidades toma proporções maiores, ao ponto do desequilíbrio, quando Jesus afirma:

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” – Mateus 16:24-25

E ainda quando diz:

"Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” - João 12: 24-25.

Jesus pede para priorizarmos o seu Reino e não este mundo, pois assim alcançaremos vida nEle.

É difícil para um glutão, resistir o pedaço de torta de morango em meio a uma dieta, para o alcoólatra resistir ao primeiro copo, sem falar naqueles que sofrem com certos tipos de desejos que são tachados como pecados de morte ou abomináveis, como por exemplo, um homossexual resistir olhar para outro homem que passa, assim como é difícil para o heterossexual resistir olhar para a ninfeta, assim com é muito difícil uma mulher não ser compulsiva por compras.

A guerra interna de cada pessoa em relação às mesmas necessidades ou desejos possuem graus de intensidade completamente diferentes, a necessidade de um, nunca é igual a do outro, somos seres únicos. O que para mim é fácil, para meu vizinho é quase impossível.
Infelizmente os religiosos não conseguiram entender isso, que essa guerra é mais espiritual que temporal, pois lida diretamente com a salvação, e para tentar garantir ditam regras e mais regras como o apostolo Paulo explica em uma de suas cartas, dizendo:

“Por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves e não manuseies? As quais todas perecem pelo uso, segundo preceitos e doutrinas de homens. As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum contra a satisfação da carne.” – Colossenses 2:20-23.

Viver por regras pode ter muito valor para alguns, mas para outros, isto é, para a maioria, será apenas mais um peso além do fardo de não conseguir se abster da satisfação do desejo. E muitos acabam por sofrer ao ponto de depressão por causa da pressão psicológica e pela culpa.

Jesus pede apenas para abrirmos mão de nós mesmos, nos pede para morrer e DÓI MUITO VIVER ESSA MORTE.

Eu ainda não consegui deitar completamente em meu caixão, vou depender exclusivamente da graça que independe de obras, só assim serei plenamente feliz.

E você?

Pense nisso!

1 comentários:

  1. Paz, david.

    Obrigado por visitar o meu blog e por estar me seguindo.

    Quero parabenizá-lo pelo trabalho aqui apresentado, que de fato é muito edificante.

    Deus te abençoe.

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.