Pages

domingo, 4 de abril de 2010

NADA DE NOVO



Arthur Schopenhauer – filósofo alemão do século XIX - em “Sobre livros e leituras”, versa sobre o risco da leitura excessiva. Escreve:

Quando lemos, outra pessoa pensa por nós: só repetimos seu processo mental (...) Portanto, o trabalho de pensar nos é, em grande parte, negado quando lemos (...) Assim como uma mola acaba perdendo sua elasticidade pelo peso contínuo de um corpo estranho, o mesmo acontece com o espírito, pela imposição ininterrupta de pensamentos alheios (...) Se lemos continuamente, sem pensar depois no que foi lido, a coisa não se enraíza e a maioria se perde (...) Acrescente-se a tudo isso que os pensamentos postos no papel nada mais são que pegadas de um caminhante na areia: vemos o caminho que percorreu, mas para sabermos o que ele viu nesse caminho, precisamos usar nossos próprios olhos.

Extraído de "Über Lesen und Bücher", capítulo 24 de Parerga und Paralipomena (1851)

Com o advento da comunicação em massa, a quantidade de informações passou a ter prioridade a despeito da qualidade e veracidade destas, e isso possibilita a manipulação de alguns fatos, já que poucos irão investigar se, o que estão lendo, condiz com a realidade. Quantas notícias falsas foram divulgadas ao longo da história, ou mesmo, visões distorcidas da realidade, e que geraram grandes problemas.

O Apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos em Tessalônica estabelece como regra de conduta ou preceito, que o povo “julgue todas as coisas, para reter o que for bom” (1Tessalonicenses 5:21). Vemos um exemplo disso no livro de Atos, mas não por parte dos Tessalonicenses e sim dos Bereanos, seu autor escreve: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato, assim.” – Atos 17:11.

É fato histórico que alguns líderes da igreja de Roma, inseriram ensinamentos contrários a sã doutrina, se aproveitando da falta de instrução do povo, com o intuito de enriquecimento ilícito e da manutenção do seu status e poder, é fato também, que impediram por longos anos o acesso a Bíblia, para manter seu governo maligno.

E o que vemos hoje nas igrejas evangélicas, infelizmente, é a continuidade desta atitude nefasta, e por parte do povo, um retrato da atitude dos Tessalonicenses.

O povo acostumou a engolir tudo o que é pregação, sem ao menos questionar o que estão ouvindo, sem examinar se o ensinamento recebido no culto de domingo realmente é fiel ao que as escrituras dizem.

O Apóstolo Pedro escreveu: Porque nenhuma profecia da escritura provém de particular interpretação. Mas, para fortalecer os seus ensinamentos deturpados, pastores utilizam-se de textos isolados e do poder, amedrontando com maldições àqueles que, iluminados pela revelação que vem pela meditação na palavra, não aceitam suas doutrinas, ou ao menos no objetivo de entendê-las mais profundamente, levantam questionamentos sobre o que ouviram.

Tais pastores – se é que podem ser assim chamados – se esquecem ou retiraram de suas Bíblias a referencia de Lucas 2:48: “Três dias depois, seus pais o acharam [Jesus] no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.”

O Bispo Walter McAlister escreveu: Jesus nunca repreendeu Tomé, o convidou para tocar nas feridas. Dúvidas honestas podem nos aproximar do Mestre, e ainda, Dúvidas não são a negação da fé, mas o engajamento da mente frente os mistérios da fé. Nada ruim.

Durante toda a Bíblia somos advertidos a examiná-la, meditar nela, e praticá-la, como forma de provar sua veracidade, como também, somos advertido sobre a manipulação que os falsos profetas utilizariam para enganar se possível até os escolhidos.

Panem et circenses – é a palavra de ordem hoje nas igrejas!
Deem ao povo o que eles querem e ficarão satisfeitos e calados – metódo utilizado pelos Imperadores Romanos, para manter o povo cativo.

Até quando?

"Pensamentos postos no papel nada mais são que pegadas de um caminhante na areia: vemos o caminho que percorreu, mas para sabermos o que ele viu nesse caminho, precisamos usar nossos próprios olhos."
Isso só será possivel quando, através de uma íntima comunhão com Deus, através do jejum, oração, meditação na palavra, permtirmos que o Espírito Santos de Deus, cumpra sua missão. Pois "quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" - Ev. de João 16:13

Disse Jesus: Aconselho-te que de mim compres colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas – Apocalipse 3:18b


Pense nisso!


Citações:
- Sobre Livros e Leitura foi originalmente publicado pela Editora Paraula, em 1993
- Bispo Walter McAlister - Bispo da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida – frases postadas em seu perfil no twitter em 03.04.

1 comentários:

  1. de Acordo!
    talvez pela busca incansável de respostas e soluções..movidas pela emoção..as pesoas esquecem de analisar tudo o q é dito..e se deixam levar....pela palavra final " Voce vai ter..Deus vai te dar.." e assim vai..
    nessa mesma dimensão de pensamentos davi...vejo que a cada dia precisamos e muito..saber o que esta penetrando em nosssa mente e coração..

    bjs

    Jesus is the Lord!

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.