Pages

sábado, 19 de setembro de 2009

TENTAÇÃO






Os slides acima foram usados como base para a ministração do Culto Diferente do dia 19.09, onde falamos sobre Tentação. Segue comentários:

Como sempre inicio as ministrações com perguntas, para ver o entendimento que os presente têm com o assunto e, para perceber até onde posso ir e, como devo conduzir o ensinamento, se posso falar como a pessoas maduras e espirituais ou como meninos no entendimento, isto é, se terei que pegar leve ou posso pegar pesado.

Uma outra coisa que gosto de fazer é definir as palavras para poder "trocá-las" pelo pensamento que ela pode nos dar e assim fazer as pessoas perceberem um outro lado. Quando perguntei o que é tentação as respostas que recebi foram muito parecida com: pecado, fazer algo que é errado, ser forçado a fazer algo.

E depois de intruduzir e envolver as pessoas no assunto, vamos para as referencias bíblicas que vão embasar o debate.

Neste culto, falei sobre o que pensariamos se alguém fosse preso por roubar um clipe de papel da empresa - o que já fizemos um dia - e o que pensamos ao ouvir que alguém foi preso por roubar R$ 10.000,00. A não ser pelos valores envolvidos a tentação é a mesma, se apropriar de algo que não lhe pertece. Em nossos valores e crenças temos a idéia de que a pessoa que pegou o clipe não é uma criminosa que mereça punição. E com isso tratamos dos níveis de tentação individuais, pois embora a tentação seja a mesma, ela se manifesta em níveis diferentes em cada pessoa, e que para Deus não há pecadinho ou pecadão, só existe o pecado!

Abordamos a tentação de Eva e a consumação do seu pecado, Jesus lidando com os farizeus quando diz que "o que sai do homem é o que o contamina", fizemos as pessoas perceberem como o Diabo utiliza de artimanhas e estratégias para tirar do nosso interior toda a sujeira que nos contamina.

Falamos sobre o amor ao mundo e, como o sistema deste mundo age para nos manter no ciclo vicioso do pecado > tentação > pecado; e sobre a maneira que a tentação atua em nós para gerar o pecado.

Fechamos com algumas referências importantes:
- Hebreus 4:15 que diz que Jesus é nosso Sumo-Sacerdote que mesmo sendo tentado a nossa semelhança, não pecou;
- Hebreus 2:17 - 18 que diz que só foi possível Jesus ser dado com propiciação por nosso pecados, devido ao fato de ser participante da carne e sangue, e que devido ter sido tentado, pode hoje, além de ser misericordioso (entender nossas fraquezas), nos socorrer na hora da tentação;
- 1 Coríntios 10:13 - que diz que não existe tentação que não seja humana, isto é, não é algo sobrenatural que seja expulso como demônio, elas estão em nós, fazem parte de nós, mas contudo, são totalemnte suportáveis, e Deus sempre nos dá um escape;

[ E na maioria das vezes não o vemos, porque...]

- Mateus 26:41 - Como os discipulos de Jesus no Getsêmani, não estamos orando e vigiando, o Espírito está pronto, mas a carne é fraca.

[ E para nos mantermos longe das tentações, preferimos...]

- Colossences 2:20 a 23 - viver como legalistas, sujeitos a várias ordenanças: não manuseie isto, não proves naquilo, não manuseie aquiloutro, achando que isso terá algum poder contra a satisfação da carne. Ao invés de vivermos como mortos para o mundo. o que verdadeiramente somos no espírito, pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus.

Pense nisso,
Deus abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.