Pages

quinta-feira, 31 de março de 2016

FRANCISCO X KING - OPOSTOS MAS SEMELHANTES

Gosto muito de olhar o passado, tenho lembranças da minha mais tenra infância. Acredito que o passado é o caminho que nos trouxe até aqui, e observa-lo pode nos ajudar a corrigir possíveis erros.

Ninguém que nasce, desperta alguma manhã e diz, m tornarei um herói, mas há aqueles que vão dia a dia construindo sua vida em cima de alicerces que deixarão marcas para sempre. E observar estas pessoas me ajudam a construir os meus alicerces, por isso gosto muito de biografias.

As dicas de livro deste mês são sobre dois contemporâneos, opostos em vários aspectos, mas semelhantes na vocação dada por Jesus, cuidar dos pobres e oprimidos, são: Papa Francisco, branco, latino americano, católico, padre jesuíta, adepto da teologia da libertação; Martin Luther King Jr, negro, norte americano, protestante, pastor, adepto de uma teologia voltada para as causas dos oprimidos.

Martin Luther King Jr, entendeu há aproximadamente 60 anos, o que o Papa Francisco hoje conclama a igreja,  "sair das igrejas e paróquias, sair e ir a procura das pessoas onde elas se encontram, onde sofrem, onde esperam". Ele não apenas saiu, mas morreu por um ideal de igualdade e fraternidade entre os homens. Sua vida deixou um legado de luta desarmada, contra a discriminação o preconceito, o ódio de classes e racial e ajudou a desenvolver leis dos direitos civis que despertou não só os EUA, mas o mundo para a causa das minorias.

Papa Francisco, hoje faz o mesmo, ainda que limitado pela pressão da cúpula romana, suas mensagens e ousadia são de extrema importância para mudar a visão dos clérigos romanos para o que realmente importa, a misericórdia e o amor ao próximo. Suas atitudes, mesmo que vista por muitos como um "modo de aparecer", expressam o coração de um homem que além da igreja e do poder que ela lhe conferiu, ama o próximo e quer levar a frente o chamado de Jesus para ir onde estão os fracos, cansados e sobrecarregados para os aliviar, sejam eles quem forem e estejam onde estiverem.

O nome de Deus é Misericórdia
uma conversa com Andrea Tornielli
Editora Planeta
141 páginas








A autobiografia de Martin Luther King
Organizado por Clayborne Carson
Editora Zahar
463 páginas

0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.