Pages

domingo, 9 de agosto de 2015

DIGA SIM À VIDA

Dona de uma vida repleta de experiencias, quem já ouviu Silvia Geruza palestrando, se encanta com seu jeito simples e alegre de falar, mesmo quando fala de momentos desafiadores, complicados ou cheios de dor. E assim também é a palestra de lançamento do livro "Diga Sim à Vida" um retalho de experiencias que agora refletidas deram origem ao livro.

Tive a grata alegria de ouvi-la no lançamento realizado na Betesda Zona Leste. Ouvi-la falar e ler o livro me proporcionou duas sensações:

1ª. Quem a ouve, tem a impressão de estar com uma amiga, em casa, em uma roda de conversa num sábado à tarde, regada a vinho e alguns petiscos. O tema: a vida, sua beleza, seus problemas e como aproveitá-la. Neste momento, risos, algumas gargalhadas, comentários mais íntimos, sonhos e desejos não são proibidos. Não se expor e algumas vezes se ridicularizar está fora de cogitação, pois em roda de amigos verdadeiros vale tudo, exceto teorias e filosofias enlatadas. É a leveza de quem não sofreu e não sofre com a vida, mas soube experimentar inclusive momentos de dor ou luto, reconhecendo neles cada aprendizado. Ouvir Silvia Geruza é uma benção. 

2ª. Embora o livro possa ser classificado como auto-ajuda, sabiamente esta escrito no prefácio que o livro "não é um manual de xis passos para alcançar a felicidade" mas sim um convite para que você protagonize a sua vida dando a elas tantos sentidos você puder. Em cada pagina me sentia como que sentado em uma varanda, olhando o por do sol e sendo aconselhado por minha avó, conselhos de amor, sabedoria e cuidado, não formulas obsoletas ou utopias de gente amargurada com uma vida vazia. Sinto que tenha faltado apenas o cafuné, que minha vozinha adora fazer nos meu cabelos.

Mesmo que o livro tenha uma conotação feminina, seus conselhos são universais, conselhos experimentados no chão da vida, no dia a dia de quem é mãe, esposa, profissional, e não vive a utopia de criar passos mágicos para alcançar a felicidade. E esta é a diferença do livro, a verdade de quem fala com propriedade do que experimentou, em relação a quem fala do que outros viveram e querem fazer disso mantra em busca de sentido para a própria vida, ou melhor, fazer disto, um pote de dinheiro fácil.

Recomendo a leitura!!

Diga Sim à Vida
Silvia Geruza Rodrigues
Ed. Doxa e Fonte Editorial, 2015
88 páginas

0 comentários:

Postar um comentário

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.