Pages

terça-feira, 28 de abril de 2015

VOTOS

"Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio." 
William Shakespeare | Como Gostais - Ato V cena II - Rosalind  (1599 - 1600)

Após pouco mais de um mês do meu casamento, com as emoções no lugar e os pensamentos em ordem, fica mais claro escrever. Dias antes do casamento, ansioso e angustiado, precisava escrever os votos e as palavras não fluíam. 

Queria escrever sobre o porque me casaria com o Wagner, quais as qualidades que ele possui que me atraíram a ele e não conseguia. Foram dias complicados que me fizeram colocar em dúvida meus sentimentos e os motivos de tão definitivo passo. Se há algo desumano, é não reconhecer os valores do outro. Então decidi olhar tudo o que já havia escrito sobre nós, foi quando me deparei com a seguinte texto:

"É um amor tão tranquilo que às vezes penso que não é. Mas é só ficar perto de você, que a dúvida passa. Nossos encontros são poesias que ninguém lê. Não necessitamos palavras, todo meu corpo fala quando te vê. E nos meus olhos pode ler aquilo que em voz alta não consigo dizer.
Então me conquiste até eu não ter mais forças e desista de resistir. E com um grito coloque pra fora o meu coração ainda pulsando, e dizendo baixinho o que você precisa ouvir. E que só consigo dizer sem palavras, olhado pra você." - Sem Palavras - David Santos - 30/10/2011.

Quando nos apaixonamos, é como comprar uma caixa fechada e que só pode ser aberta quando chegarmos em casa, não havendo possibilidade de devolução ou troca. O que isso significa? Que precisamos amar o conjunto - a caixa e seu conteúdo - não apenas o que está por fora, não apenas o "corpo que o sexo deseja"... parafraseando o Pequeno Príncipe "o essencial é invisível aos olhos, pois só se vê bem com o coração". Temos que amar além do que os nossos olhos podem ver, e isso inclui amar a alma, os sonhos, anseios, medos e tudo o mais que a vida nos fizer experimentar, Se a vida é uma caixinha de surpresas, o amor é o embrulho e suas fitas.

Insisti mais um pouco tentando encontrar as tais qualidades, e somente na madrugada que antecedia o casamento, quando não consegui ter um sono profundo, acordei com milhões de pensamentos e um deles me dizia: "o dia em que você precisar justificar com as qualidades de alguém o porque o ama, o amor acabou". 

É tão fácil amar o igual, o legal, o bonito, o que nos agrada, mas amor mesmo, é aquele que resiste, ao tempo e se fortalece à medida em que você reconhece o outro como único, como humano, com suas qualidades e defeitos. É amar por  completo. Como com pais, irmãos, avós e tios, simplesmente amamos, não sabemos quando começou é nem os motivos, amamos e amamos por completo. 

Os votos foram terminados, um copilado de tudo o que já havia escrito antes, um memorial para que eu soubesse o que me levou ao altar e que não foram apenas as qualidades dele, mas a história que estamos construindo juntos.

Que o felizes para sempre passe devagar e que cada novo dia seja um novo memorial da aliança que firmamos.

1 comentários:

  1. Seu texto me lembrou uma canção que me emociona. Pra vcs https://www.youtube.com/watch?v=n0o_hwoxvdk

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.