Pages

sábado, 14 de agosto de 2010

O QUE A IGREJA TEM DE BOM?


Depois de muitos anos nela, fica difícil responder a essa pergunta. Acostumamo-nos com tudo o que ela tem de ruim, e perdemos o encanto pelo que nos atraiu a ela.

Precisamos entender antes de tudo, que há duas igrejas e, infelizmente a que se sobrepõe é a igreja que possui o lado ruim: a igreja institucionalizada, padronizada, eclesiástica, hierarquizada, dogmática, religiosa, amoldada a sistemas humanos.
E foi contra essa igreja que Jesus lutou.

E porque lutou contra ela?

Por que ela separa, pressiona, humilha, impõe leis e estatutos que nem mesmo seus legisladores conseguem suportar. Ela afasta da simplicidade e do amor genuíno a Deus e se fortalece com base no medo e na punição, amaldiçoando aqui e, lançando no inferno após a morte.

E há a igreja que está esquecida, que foi gerada na agonia do Getsêmani e nasceu no último suspiro da cruz.

Uma igreja de comunhão, de igualdade, de perdão, de misericórdia, graça e amor, onde o maior é o que serve, e todos têm tudo em comum. Uma igreja onde todos são aceitos, sem acepção ou pré-conceitos, onde seus dons e talentos são usados em favor do outro e todos sejam honrados da mesma maneira. Uma igreja onde o ser, é mais importante que o ter, onde a simplicidade é uma virtude e o amor é a maior expressão da benção de Deus. Uma igreja onde a única lei vigente seja “a ninguém devais coisa alguma a não ser o amor com que vos amais uns aos outros, porque quem ama ao próximo cumpriu a Lei”. Uma igreja onde todos sejam guiados pelo Espírito Santo e onde a benção seja para todos, assim como o Reino dos céus, aqui e no porvir.

O que a igreja tem de bom?

É difícil responder, por que esta igreja não está no tempo e no espaço, ela é a comunhão de todos aqueles que no passado, no presente e no futuro, reconhecem que SÃO a igreja, o templo de Deus, e que cabe a cada homem SER essa igreja, para si e para o próximo.

O que a igreja tem de bom?

É que ela não está nas mãos de um grupo de super-crentes trancados num templo, mas está no coração de todo aquele que ama a Deus, e que manifesta esse amor expressando-o ao próximo em bondade, amor e graça.

O que a igreja tem de bom?

Aquele que a criou, pois Ele nos atraiu a ela, e tudo o que ela possa ter de bom, vem exclusivamente Dele – Jesus.


Pense nisso!

2 comentários:

  1. adorei! gosto da igreja pelo o proposito que há nela...mesmo que a realidade seja diferente! acredito na essencia..quanod vou a casa do Senhor...vou de coração aberto porque se for por ir...o inimido vai fazer com que eu veja as imperfeições!!
    nao deixemos de ir a Casa do Senhor..pois vale mais um dia Nela..do que em outro lugar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog!Já te sigo a algum tempo, mas só hoje registrei a minha presença por aqui.
    A igreja ela assume a função de luz para os corações que a procuram. Mas a verdade da igreja somente brilhará quando se comprometer com a libertação dos pobres e das pessoas marginalizadas.

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.