Pages

sábado, 6 de novembro de 2010

ONDE DEUS ESTÁ?

Essa é uma pergunta que intriga a humanidade: Onde está Deus?
Porque ele não se revela? Porque não mostra a cara?

Os religiosos ficam aqui na busca constante de provar sua existência, os ateus em provar sua inexistência e muitos outros nem se preocupam com isso. Caso se mostrasse, todos se renderiam a Ele, e findariam as falsas doutrinas, as falsas religiões, os falsos deuses, muitas perguntas seriam respondidas e o mundo estaria a salvo.

Mas porque parece que Deus tem o prazer de fazer essas confusões? Será que se alegra com a dúvida humana? Seu divertimento são as guerras “santas” que essa dúvida causa? Se ele apenas respondesse essa única pergunta: Onde estás? Certamente faria do mundo um lugar melhor.

Onde está Deus quando acontece um terremoto? Onde está quando milhares morrem de fome ou de AIDS na África? Onde está quando uma criança é violentada em sua inocência? Onde está quando uma mãe está desesperada vendo seu filho morrer num leito de hospital? Porque não se revela nestas horas? Não precisa necessariamente impedir o fato, mas amenizaria a dor. Onde estás? A incerteza de que nos receberá em outro lugar, nos deixa ainda mais desesperados.

Vemos na Bíblia a história de Gideão, um moço pobre e que sofria com seus vizinhos que sempre roubavam a sua plantação, bem perto da época de colheita. Certo dia, ele teve a idéia de colher o fruto antes, evitando assim o assalto. Enquanto guardava a sua colheita, murmurava em seu coração: Onde está Deus? E neste instante um anjo apareceu e o saldou dizendo: Deus é contigo! Então Gideão, indignado logo respondeu: Se o Senhor é comigo, por que me sobrevêm tudo isso? O que é feito de suas maravilhas que nossos pais nos contaram. Porém agora o Senhor nos desamparou. (Juizes 6:11-13)

Desamparados, é este o sentimento que temos, aquele ditado “Cada um por si, e Deus para todos” não nos faz mais efeito, a sensação é de estarmos sozinhos, assim como Gideão.

Porém há muito tempo Deus deixou de intervir diretamente na vida do homem por meio de sinais extraordinários.

Philip Yancey em seu livro “Decepcionado com Deus” discorre sobre a maneira como Deus foi se afastando de manifestações sobrenaturais “espetaculosas”, fica muito claro durante toda a Bíblia que elas não produziam a fé e o amor que Ele tanto queria do homem. Uma das ultimas cartadas de Deus para se revelar ao homem foi por meio de Jesus Cristo, e ainda assim, a Bíblia é enfática quando diz que “não o reconhecemos”.

O verbo se fez carne, habitou entre nós, cheio de graça e verdade, diz o evangelho de João, porém o profeta Isaías revela que nós olhando para ele, não vimos nenhuma beleza que nos atraísse, o rejeitamos e desprezamos como homem de dores, como homem de quem escondemos o rosto com descaso.

Porém, na dispensação da Igreja, é por meio de pessoas que Deus quer se revelar – somos o seu corpo - por meio do Espírito Santo, Deus se faz Emanuel – o Deus conosco.

Deus não está mais no céu ou em um templo em Jerusalém, distante e inacessível, mas dentro de homens imperfeitos, vivendo e se revelando, como o Apóstolo Paulo declara em uma de suas epístolas, é “a excelência do poder, dentro de vasos de barro”.

Deus hoje está, onde há alguém que ama o próximo como a sí mesmo, se revela por meio de atos de misericórdia e compaixão de um homem para com o outro. Sua cara? É a sua cara, a minha cara...são nossos sorrisos, nossas lágrimas, nossos atos.

Como cristãos temos essa responsabilidade: o mundo vê Deus por meio de nós! Somos suas mãos, seu pés, seus olhos, sua voz e principalmente SEU CORAÇÃO.
Não importa para Deus quantas pessoas você levou para o templo, não importa para quantas falou da Bíblia, e sim, para quantas você O revelou, ou melhor, quantas você AMOU, por que Deus é AMOR.

Onde Deus está? Procure na pessoa mais perto de você.


Pense nisso!

2 comentários:

  1. Muito bom o texto. Reflexão fruto de inquietações que muitos de nós temos. E é bom entrar em contato com uma compreensão coerente com a Palavra como a sua.

    ResponderExcluir
  2. Uma das reflexões mais profundas que pude ler, dita de maneira clara...expressando o pensamento e o sentimento que há em cada um de nós...realmente quando um pessoa aparece podemos sentir a presença de Deus vindo nela..e isso passa para mim para que eu tambem possa transmitir o mesmo..
    ultimamente nao tenho me apegado do pensamento de Aonde ELE está..mas sim no pensamento de...O quanto EU estou Nele..
    um bj meu amigo..love you

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.