Pages

domingo, 6 de setembro de 2009

ESCOLHA





O vídeo acima mostra claramente a dificuldade que temos em tomar decisões, inclusive as que dizem respeito em obedecer a vontade de Deus para nossas vidas, ou melhor, de deixar o Senhor decidir por nós.

Quero elevar esse pensamento sobre ESCOLHA, através desta passagem do livro de Coríntios:
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” – 1 Coríntios 10:23

Acredito que Paulo aqui está falando de escolha, o tema que abre essa referencia em minha Bíblia é “Os limites da liberdade Cristã” (Sheed).

A palavra lícito, no Dicionário Brasileiro Globo – tem como significado, aquilo que é permitido por lei, que é justo.

Lembro-me então, das várias proibições legais, instituídas pelo próprio Deus nos livros da Lei escritos por Moisés, lembro-me também de Jesus dizendo que a Lei e os Profetas se resumem em amar a Deus e ao próximo, lembro-me do escritor de Hebreus dizendo que as palavras ditas pelos anjos se tornaram firmes e toda desobediência recebeu justo castigo e agora ouvimos o apostolo Paulo declarando que TUDO agora é legalmente permitido.

Quando ele diz que TODAS as coisas são lícitas, ele não quer dizer outra coisa senão isso, levando para o popular e fazendo um trocadilho com um funk antigo: TÁ LIBERADO; TÁ TUDO LIBERADO!

Quando levei essa mensagem à igreja disse, vamos entender melhor o que ele está dizendo:
É permitido matar? SIM
É permitido adulterar? SIM
É permitido furtar? SIM
É permitido mentir? SIM
E assim por diante.

O que não percebemos é que Paulo não está trazendo outro evangelho, está apenas fortalecendo tudo o que já foi dito. Deus nos deu o livre arbítrio, temos n´Ele a liberdade de escolha e podemos ver isso durante toda a escritura.

No Éden a opção de desfrutar de todas as árvores do jardim ou tomar aquela que pertencia a Deus; Caim na opção de se deixar dominar pela ira e matar o irmão ou proceder bem da próxima vez que fosse ofertar; Em Abraão vemos a opção de sair ou não do meio da sua parentela; Com Josué vemos mais uma opção, a de servir ao Senhor Deus ou aos deuses dos seus antepassados; E assim vemos que o homem sempre possui escolhas.

A escritura é clara quando diz que Jesus morreu por nós, quando ainda éramos pecadores, ele não listou por quais pecados morreria, ele levou sobre si TODOS os nossos pecados e transgressões. Seu amor independe de nossa condição, ele encobre a multidão de pecados.

Porém ainda não aprendemos a fazer escolhas, buscamos aquilo que nos trará um bem-estar, conforto, aprovação por parte dos homens, aquilo que nos trará algum retorno, mas nem sempre essa escolha será a correta, e é neste ponto que Paulo quer chegar.

As perguntas que deveriam ser feitas antes de optar por algo seriam: Essa atitude vai me edificar? Vai edificar meu próximo? Ela convém?
Lembre-se das palavras de Jesus: Quem quiser vir a mim, negue-se a si mesmo. Entendo essa referencia não como Cristo impondo, não viva mais, deixe de lado seus sentimentos, seus desejos, etc;

Entendo que está dizendo: APRENDA A FAZER AS ESCOLHAS.
Vamos exemplificar:
Tomar bebidas alcoólicas é permitido? SIM; Convém? Depende da ocasião. Me edifica? Acredito que não, primeiro porque vai ficar meio tonto, como que sem chão, sem alicerce, mas falando sério, terá a redução dos sentidos e a possibilidade de vício e ainda se estiver dirigindo, o risco de causar algum acidente.
Sendo sensato, após responder essas perguntas, a sua opção seria por não beber.

Você pode fazer esse exercício com várias outras coisas que os crentes proíbem e que biblicamente está liberado, e respondendo a elas, não que se torne mais fácil tomar alguma decisão, mas acredito que erraríamos menos.

O importante é tratar essas questões a luz das escrituras, levando nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo, desejando experimentar a sua boa, agradável e perfeita vontade, porque o coração do homem é enganoso, e sempre se inclinará para aquilo que nos é agradável.

Você é livre em Cristo para fazer as escolhas que quiser desde que elas edifiquem e sejam convenientes a você, ao seu próximo e te aproximem do Pai.
A verdadeira liberdade está na possibilidade de fazer escolhas! Toda imposição é uma prisão.

Pense nisso e Deus abençoe.

1 comentários:

  1. Parabens pelo blog, que Deus continue te abençoando, te capacitando em nome de Jesus, visite meu blog passa lá e comenta, te vejo por lá.

    ResponderExcluir

Concorde, argumente, discorde. Expressar a opinião, está bem longe de ataques pessoais a quem você não conhece. Seja educado e seu comentário será ativado.