Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2017

MALDIÇÃO & LUZ

Comecei este ano com duas leituras que não imaginei que fossem ser tão pesadas. Livros que numa leitura normal, levaria de 1 a 2 semanas para ler, se estenderam pelo mês inteiro. Isto não significa que são leituras ruins, mas que o tema abordado requer calma, meditação e uma digestão do que se lê, melhor que os demais.

A maldição que pesa sobre a lei - As raízes do pensamento critico em Paulo de Tarso.
Franz Hinkelammert - Ed. Paulus

O livro apresenta a presença de discursos do Apostolo Paulo em Marx. Para ambos a busca da justiça pelo cumprimento da lei produz injustiça, transformando a lei que outrora era boa, em seu contrário, torna-a pecado. As analises referente aos escritos de Paulo e seu contexto social é maravilhosa, pouco se trás sobre a religião em si, mas os argumentos são em minha analise, essenciais para uma teologia voltada para as questões sociais. Os últimos capítulos, são mais densos e de difícil entendimento, pois tratam de temas filosóficos e históricos que caso não haja no leitor um conhecimento mínimo sobre os temas, pode considerar a leitura enfadonha.

Venha, seja Minha luz
Brian Kolodiejehuk - Ed Petra

Trata-se de uma organização quase biográfica dos escritos privados de Madre Teresa de Calcutá. O livro baseia-se nas cartas que ela trocava com seus superiores e família, desde que decidiu deixar sua família para se tornar uma freira. Relata o chamado que recebeu e o "chamado dentro do chamado" o que a fez deixar a segurança do convento para viver em meios aos "mais pobres dos pobres" nas favelas de Calcutá. O livro dá uma vislumbre da vida espiritual pré e pós inicio das Missionárias da Caridade e da secura que se seguiu logo após iniciar os trabalhos junto aos pobres. Sua luta para se manter firme diante dos seus votos secretos de "dar tudo a Ele" e "sorrir para todos" mesmo diante de uma possível perda da fé, mas que na verdade, era uma prova de sua fé, se manter obediente, mesmo quando não havia razão para tal.

 
Recomendo as leituras, devagar para não engasgar.