Pages

domingo, 20 de maio de 2012

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Aos amigos e parentes, minha lista de presentes de aniversário.

Eu quero um livro, que conte as histórias da minha vida, com cada experiência vivida e que conte os mistérios de como tudo se encaixou, para que eu fosse quem hoje sou.
Quero um álbum de fotografias, com a cara que meu pai fez quando disseram: “É um menino!” E com a cara da minha mãe ao me pegar nos braços a primeira vez. Com fotos que mostrem a emoção que sentiram quando falei as primeiras palavras, dei os primeiros passos, fiz o primeiro coco no piniquinho, essas coisas que fazem da vida o que ela é, e que não damos a devida importância.

Eu quero um CD, com as músicas que meus amigos ouvem, e que, ouvindo os fazem lembrar de mim. E precisa ter duas faixas especiais: Uma com as gargalhadas que damos juntos e outra com os conselhos que me deram e que eu também dei, para ouvir e ouvir, e jamais esquecer.
Espero ganhar também DVD, com as músicas que me lembrem você, com as imagens do seu sorriso, toda vez que me vê.

Deem-me roupas e perfumes, me vistam com sorrisos e brilhos nos olhos e me perfumem com o aromas que gosto, mesmo que seja cheiro de chuva ou de café fresquinho.
Façam-me votos de coisas boas, deseje-me paz, amor, saúde, dinheiro, felicidade etc, mas desejem muito mais, estar junto a mim pelo resto dos meus dias.

Neste aniversário, quero celebrar a vida, e tudo o que ela pode me ofertar. Porque se um dia triste chegar, a minha alma estará farta com todos estas lembranças de vida, que morte nenhuma poderá apagar.
E tragam no bolo 32 velas, para que eu deseje e assopre, e como num passo de mágica, tudo isso possa se realizar.

PREFIRO O CRISTO, AO INVÉS DOS CRISTÃOS

"A igreja tem a obrigação incondicional com as vítimas de qualquer ordem da sociedade, mesmo que elas não pertençam a comunidade cristã. Como está escrito em Gálatas: Façamos o bem a todos!"

Ao ler esta frase no livro de Bonhoeffer, fiquei pensando nas coisas profundas que ela expressa, e em tão distante da realidade cristã ela está, pelo menos da grande maioria cristã. É só fazer uma analise da intolerância sofrida por diferentes grupos: índios brasileiros, negros americanos, judeus e poloneses na Segunda Guerra, os protestantes na inquisição; mais recentemente, temos os divorciados, os pais solteiros, e isto para citar apenas os mais conhecidos. Quantas barbáries sofreram em nome da religião, ou de um deus que faz justiça contra os “pecadores”.

É certo que não podemos generalizar, pois tivemos nestes tempos, vozes proféticas que se levantaram contra o espírito do Anticristo que tomava conta da igreja: Martin Lutther King, o próprio Bonhoeffer, entre outros.

Ao ler o discurso do Apostolo Paulo aos Romanos dizendo: “Honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e depois ao grego; Pois para Deus não há acepção de pessoas” [Rm 2: 10—11] e confrontando com as palavras a seguir de um tele evangelista ao falar sobre os gays: “Na igreja evangélica, gay só entra caso queira se converter e, para isso, tem que se tornar heterossexual. Depende deles, portanto mudar sua opção sexual para serem aceitos na nossa comunidade“ penso: O que está errado?

Como um click no search do meu computador, minha mente vasculha meu cérebro em busca de mais referencias que invalidem o discurso fundamentalista sem fundamentos, e encontro, uma, duas, não! Mas uma serie de referencias em que Jesus condena os religiosos por impedirem que as pessoas se acheguem a ele: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, pois deles é o reino dos céus” e ainda “Não considereis comum ou impuro aquilo que Deus purificou” [Atos 10: 15]. E arrazoando em meus pensamentos, sou levado a outras questões: Quem é que convence o homem do pecado? Quem é que transforma? Senão o próprio Deus que opera em nós o querer e o realizar, segundo a sua vontade.

E porque proibir o acesso à igreja? Porque digladiar, e afastar, servindo de pedra de tropeço àqueles que querem se achegar a Deus, sob o pretexto de estar defendendo a família e os bons costumes? Não foi o Cristo que disse: “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes (...) Porque eu não viam a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”

Quando excluímos qualquer pessoa da comunidade da fé, sobre qualquer justificativa, estamos fechando as portas do Reino e da Salvação para ela, e nos fazemos culpados pelo sangue daqueles que não alcançarem o arrependimento. Se esquecem do alerta de Jesus: "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo”. [Mateus 23:13]

E assim, Pedro também agiu, fundamentado na Lei de Moisés, dissimulou para preservar a sua imagem de “santo”, porém se esqueceu do que Deus havia dito a ele pouco antes. Nesta situação, Pedro estava comendo com gentios [o que era proibido para judeus, porém abolido por Deus conforme texto de Atos 10] porém, ao perceber os demais irmãos chegando, foi se retirando, temendo o que pensariam dele. Foi severamente repreendido por Paulo.

Assim como Deus ama o pecador, e abomina o pecado, gritam em alta voz: Amamos os homossexuais, mas não o seu comportamento, no entanto, não permitem que eles façam parte da sua comunidade. Onde está a demonstração de amor?

“Resguardar a própria reputação, fazendo acepção de pessoas, para quem se diz cristão, é não resguardar a reputação de Cristo”.

Sendo assim tenho que concordar com Gandhi: “Eu gosto do seu Cristo, mas não de seus cristãos. Seus cristãos são tão diferentes de seu cristo”.

Pois veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. [Lucas 7:34]

Espero o tempo em que a voz dos Filhos de Deus será mais alta que a voz da religião.

Ore por isso!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

BONHOEFFER

Ele possui 582 páginas e eu estou iniciando a 314ª.
Um pouco mais da metade, porém, muito para perceber que não se trata de um livro bom, e sim, de um livro ótimo, e por isso é um bestseller do The New York Times.

Falo de BONHOEFFER - Pastor, Martir, Profeta e Espião - Eric Metas - Editora Mundo Cristão.

Costumo indicar um livro apenas após concluí-lo, mas este não deu para esperar. Para quem gosta de história, e quer ter um ponto de vista diferente sobre a ascensão e queda de Hitler, ficará surpreso com o ponto de vista religioso, através desta biografia.

Mas não espere apenas uma biografia, pois o livro vai muito além disso, é um livro inspirador, desafiador e emocionante, um livro para aqueles que acreditam na liberdade e no dever de lutar para que ela chegue a todos. Um desafio para cada cristão e cada igreja.

"A igreja tem a obrigação incondicional com as vítimas de qualquer ordem da sociedade, mesmo que elas não pertençam a comunidade cristã. Como está escrito em Gálatas: Façamos o bem a todos! [Parafrase das páginas 168 e 169 - Capítulo 10 - A igreja e a questão Judaica]

Recomendo!!




domingo, 13 de maio de 2012

MISTERO BUFFO





Assisti ao espetáculo no dia 12.05 e não sabia o que encontraria por lá. Fiquei surpreso com a riqueza, com o cuidado nas interpretações e principalmente com a visão perfeita da história por trás da história do Evangelho, retratando situações atuais de ganância e do culto as celebridades, e o que mais me tocou, a forma realista que retrataram a alma humana.

Para quem tiver coragem de assistir, prepare o maxilar para dar boas e altas gargalhadas e a mente para refletir sobre questões que muitas vezes queremos colocar em baixo do tapete do nosso coração.

Mistero Buffo é a adaptação de monólogos de Dario Fo [Prêmio Nobel de Literatura], baseados em episódios do Evangelho com uma visão critica à questões sociais e ao poder. Adaptado por Neyde Veneziano e pela dupla de palhaços "LaMínima" [Domingos Montagner e Fernando Sampaio] com participação de Fernando Paz, está em cartaz no Teatro do SESI na Avenida Paulisa em Sáo Paulo, a preço MUITO acessível.

Vale MUITO, muito a pena conferir.

domingo, 6 de maio de 2012

GOSTO


Gosto do seu gosto amargo, adoçando a minha boca.

Do seu cheiro pelo ar, aguçando meu paladar.

Gosto da sua mão deslizando o meu corpo.
Tentando me deixar louco e que me fazem gargalhar.

Gosto da sua dança, de como me faz bailar.
Entre risos e suspiros, o jeito de te amar. 

Acende a libido.
Desejos proibidos.
Confunde meus sentidos.

Me deixa com o gosto, que o seu jeito tem.
Me deixa sem jeito, com seu gosto meu bem.