Pages

domingo, 29 de abril de 2012

PORQUE EU DEVERIA TER OLGULHO DA MINHA SEXUALIDADE 2?

Algum dia, ouvi referencia a esta oração de tradição judaica, chamada de “Bênçãos Matinais” que deveria ser recitada todas as manhãs: “Oh Senhor, obrigado por não ter nascido gentio, escravo e nem mulher”.

E antes de conhecer os porquês da oração, a primeira coisa que me veio à mente foi machismo e preconceito. Mas como tudo o que diz respeito à espiritualidade é mais profundo, e como cristão sei disso, não me deixei levar pela simples letra. Infelizmente nem todos fazem isso.
Por melhor que seja o poeta, as palavras nunca conseguem transmitir com exatidão a essência do pensamento, não pelo poeta, que se esforça em ser exato, mas pela interpretação do outro, que resignificará cada palavra, de acordo com sua percepção, sentimentos e modo de vida. E geralmente é isso o que acontece, resignificamos tudo, descaracterizando verdades.

Já parou para pensar o poder que isso tem nas mãos de quem usa a religião e tem um coração maligno?

Se abordarmos um judeu genuíno, ele irá nos dar razões coerentes para não acreditar que em sua essência a oração não seja machista ou preconceituosa, pois tem o coração puro e voltado para Deus. Porém essa não é a realidade da maioria, e a história nos mostra que muitos foram subjulgados, por causa da má interpretação de orações e de muitos outros escritos sagrados, haja vista a Inquisição. E é o que ainda hoje acontece, pela falta de discernimento, e de corações corruptos.

De onde surge o preconceito, se não, de um conceito formado com base em mentiras, textos fora de contextos, ou mesmo na falta de informação e experiência de vida.

Imagino esta oração sendo feita por um homem e logo depois ele maltratando sua esposa, filha ou mesmo escrava, e sentindo-se bem com isso, pensando estar agradando a deus. Imagino esta cena sendo repetida na frente de seu filho, que pela inexperiência, acredita que uma coisa está ligada a outra. E isto sendo repetido pelo filho e pelo filho de seu filho, até que esse comportamento tenha se tonado culturalmente aceito nesta familia. Imagino esse filho, tornando-se líder espiritual de um povo, e levando este comportamento aos homens da sua cidade, como sendo algo requerido por Deus, e com isso, as mulheres, ao invés de tomarem posição contraria, acabam aceitando a dominação e a humilhação violenta, também acreditando estar agradando a deus.

E o ORGULHO de ser homem é instituído, subjulgado as mulheres e ferindo os homens que não aceitam este comportamento hostil, nasce o MACHISMO.

Quando o preconceito se enraíza em forma de cultura e é absorvido por todas as áreas da sociedade, passamos a acreditar que não há mais chance de mudança, e se revoltar parece ser a melhor saída, porém não é.

É fácil perceber isso, olhando para a história da emancipação feminina: quando elas quiseram estar em pé de igualdade com os homens, criaram preconceito contra aquelas que ainda queriam permanecer donas de casa, cuidando dos filhos. Um dos erros do movimento feminista foi na ânsia pela liberdade, não conseguir transmitir com clareza que não queriam ser homens.

Fica evidente que levantar a bandeira do orgulho de SER ou de não de SER algo, só nos leva a mais preconceito. E é isso que acontece hoje com todas as minorias que lutam por emancipação, criam mais preconceitos ao levantarem suas bandeiras de ORGULHO DE SER.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PORQUE EU DEVERIA TER ORGULHO DA MINHA SEXUALIDADE?

"Ter orgulho da sexualidade é como ter orgulho da cor da pele. A orientação sexual é um fato tão natural quanto a pigmentação dermatológica". [João Pereira Coutinho - cientista político].

Eu não entendo o porquê deveria ter orgulho da minha sexualidade. Particularmente acho um pouco absurdo a curiosidade que as pessoas têm de saber qual a opção sexual do outro. Acredito que isto é algo tão especial que só diz respeito a mim e a pessoa com quem terei este momento de prazer e, por isso ERA, e acho que estou correto em usar o verbo no passado, chamado de INTIMIDADE [caráter do que é intimo secreto], e a banalização do que deveria ser secreto, me incomoda.
Mas voltando ao assunto principal, não vejo motivo para orgulho, se tratando de algo tão natural quanto à sexualidade. Assim como meus lindos olhos verdes, que ficam azuis de vez em quando. Ter olhos que mudam de cor, isso sim é motivo para se orgulhar, não acham? Porém para mim é tão natural, que só percebo a mudança quando alguém me questiona a cor deles, ou quando meu estado emocional os deixa em muita evidência, caso contrário, passam despercebidos.

A sexualidade é uma pequena parte de tudo o que somos, e uma parte que deveria ficar em secreto. Não estou dizendo que deveria ficar dentro de um armário, sofrendo repressão, mas que deveria permanecer na intimidade das pessoas que se amam e vão comungar de um momento íntimo.

Eu posso me orgulhar de não ter me tornado um marginal mesmo morando em um bairro periférico de São Paulo, posso me orgulhar de ser o único de cinco irmãos a ter diploma universitário, posso me orgulhar de ser honesto, de ter minhas contas em dia, de ser um homem de caráter.  

Posso me orgulhar do que SOU, e isto é muito mais do que o que eu faço na cama com quem quer que seja.

domingo, 8 de abril de 2012

RABISCANDO 5 - PESSOAS DIFERENTES

"E a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus"



Para saber mais:
http://www.celebraii.com.br e twitter @willcjc
http://minorulandia.blogspot.com/ e twitter @minorulandia

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O HOMEM DE NEGÓCIOS

Toda boa dádiva e todo dom perfeito, vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Tiago 1:17



Originalmente no Blog Umikizu

domingo, 1 de abril de 2012

MENTIRA

Ela nasceu bonita.
Da vontade de contar estórias.
De embalar sonhos infantes.
E fazer a imaginação voar.

Era para se chamar fantasia.
Destinada a trazer alegria.
Mas sozinha quis andar.

De pernas curtas saiu fugida.
Trocou de nome virou bandida.
Na realidade veio habitar.

Das penas destras, de corações puros.
Que a vida dos homens queria alegrar.
Aos lábios de gente maligna, de coração egoísta.
Que proveitos só querem tirar.

A mentira criou seu reino.
E da verdade tomou o lugar.


Poesia escrita para o Desafio do Grupo "Gotas Poéticas" de poetas de Uberlândia.
Tema: Mentira